O teatro ídiche no Brasil: algumas considerações

Autores

  • Saul Kirschbaum
  • Berta Waldman Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2019.178527

Palavras-chave:

Teatro ídiche, Imigração judaica para o Brasil, Laços comunitários dos imigrantes judeus, Integração cultural

Resumo

Durante mais de meio século, o teatro ídiche teve intensa participação na vida dos imigrantes judeus que vieram para o Brasil fugindo das péssimas condições de vida no leste europeu. Instrumento de criação e manutenção de laços comunitários, de preservação de uma cultura deixada deixada para trás nos países de origem, mecanismo de integração na cultura hegemônica local e possibilidade de dar continuidade a uma atividade política também interrompida, sua origem remonta à década de 1910, mas de fato ganhou momento nos anos 1920 e atingiu seu apogeu nas décadas de 1940 e 1950; não obstante, entrou em decadência nos anos 1960 e efetivamente desapareceu na década de 1970. Neste artigo, procuramos oferecer um panorama das atividades cênicas dos imigrantes judeus de fala ídiche, sua importância como dispositivo de preservação cultural e o papel que o teatro ídiche desempenhou no esforço de integração do grupo étnico na cultura brasileira, numa via de mão dupla; finalmente, oferecemos algumas reflexões sobre os fatores que provocaram e/ou aceleraram sua decadência e final extinção.

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Biografia do Autor

  • Saul Kirschbaum

    Pesquisador Independente.

  • Berta Waldman, Universidade de São Paulo

    Professora de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Unicamp, professora de Literatura Hebraica na USP.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

HISTÓRIA E ABORDAGENS SÓCIO-CULTURAIS

Como Citar

Kirschbaum, S., & Waldman, B. . (2019). O teatro ídiche no Brasil: algumas considerações. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 17, 14-26. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2019.178527