Caminhando e falando com Vitali H. Ferera

Autores

  • Moacir Amâncio Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2019.180414

Palavras-chave:

Sefaradismo, Judeu espanhol, Memória, Narrativa pessoal, Vitali H. Ferera

Resumo

Ator e contador de histórias apresenta seu primeiro livro em prosa. Vitali H. Ferera nasceu no ano de 1941 em Istambul, Turquia, e vive em Israel desde a juventude. Como ator, ele não escreveu sua história, mas cria um ambiente narrativo através do diálogo com uma personagem feminina que o acompanha na viagem aos cenários da infância e no presente. Estes episódios, criados na maioria em sua língua materna, o judeu espanhol, foram então, na maior parte, editados e traduzidos para o hebraico, com especialistas, e entremeados de trechos no original. O resultado é uma narrativa fascinante no aspecto histórico e social, refletindo a experiência sefardita pessoal e coletiva principalmente na Turquia e em Israel, e também na Argentina e na França. Numa época em que o judeu espanhol não funciona mais como instrumento essencial de comunicação, aqui o idioma ainda está presente com toda a sua vibração.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Moacir Amâncio, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1975) e doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Literatura e Cultura Judaica e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, poemas, contos, romances e artes visuais. É autor de livros como "Ata" (reunião de volumes de poemas já publicados e outros inéditos), "Dois Palhaços e Uma Alcachofra" (estudo sobre o romance "Adam, Filho de Cão", de Yoram Kaniuk), "Yona e o Andrógino - notas sobre poesia e Cabala".

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

LITERATURA HEBRAICA E JUDAICA

Como Citar

Amâncio, M. (2019). Caminhando e falando com Vitali H. Ferera. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 17, 82-92. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2019.180414