Na trilha ou o inferno de David Grossman

Autores

  • Saul Kirschbaum Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2012.53646

Palavras-chave:

ficção política, romance israelense, conflito palestino-israelense, normalização

Resumo

Através do relacionamento de Orah com os israelenses Avram, Ilan, Adam e Ofer – amigo íntimo, marido e filhos –, e também com o palestino Sammy, motorista de táxi e amigo, David Grossman analisa, em A mulher foge, as diversas faces do intrincado relacionamento entre israelenses e palestinos. À primeira vista, a trama concerne à preocupação de Orah com a segurança de seu filho Ofer, engajado em uma ação de represália a terroristas palestinos, da qual poderá ser vítima. Porém, no desenvolvimento do romance, deliberadamente lento, à medida que a narrativa mergulha na mente de Orah, com ampla utilização de técnicas de “fluxo de consciência”, evidenciam-se outras questões, como a falta de consideração de israelenses para com os sentimentos dos palestinos, por mais que sejam seus “amigos”, e a opressão a que soldados israelenses submetem palestinos suspeitos de vínculos com terroristas. Em meio a um conflito sem perspectivas de solução no horizonte, que compromete a própria normalidade da vida no Estado de Israel, o romance é um veemente libelo contra as guerras em geral, pela paz entre israelenses e palestinos, pela valorização da vida independentemente de etnia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Saul Kirschbaum, Universidade de São Paulo
    Pesquisador independente. Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

LITERATURA HEBRAICA E JUDAICA

Como Citar

Kirschbaum, S. (2021). Na trilha ou o inferno de David Grossman. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 10, 51-64. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2012.53646