A eleição de Israel na Torá

  • Suzana Chwarts Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Torá, eleição, santidade, Israel bíblico

Resumo

O presente artigo consiste em uma explanação dos diferentes sentidos e da complexidade do conceito de eleição na Torá, por meio dos quais podemos apreender um pouco das distintas visões de mundo expressas nesses livros, levando-se em conta que todas elas são representações da auto percepção e consciência do Israel antigo, cujo núcleo reside no princípio de que Deus se relaciona com seu povo não por meio de relações naturais, mas de relações contratuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Chwarts, Universidade de São Paulo
Suzana Chwarts iniciou seus estudos de Bíblia Hebraica no Colégio Israelita Moysés Chwarts, em Recife, sua cidade natal. Estudou Arqueologia Bíblica na Universidade Hebraica de Jerusalém; Letras Clássicas e Jornalismo na Universidade de Tel Aviv. Em 2003, obteve seu doutoramento em Língua, Literatura e Cultura Judaicas pela USP, universidade na qual leciona e pesquisa, desde 2004, Estudos da Bíblia Hebraica, tornando-se professora associada livre-docente em 2012. Ocupa também o cargo de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Árabes (FFLCH,USP) .
Como Citar
Chwarts, S. (1). A eleição de Israel na Torá. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, (10), 141-151. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.cllh.2012.53659
Seção
BÍBLIA HEBRAICA