Israel no Trópico? Mulheres criptojudias e identidades religiosas no Brasil colonial

Autores

  • Angelo Adriano Faria de Assis Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2012.53665

Palavras-chave:

Inquisição, mulheres, resistência judaica, Brasil colonial

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a sobrevivência do judaísmo durante o período de monopólio católico implementado no mundo português em fins do século XV. Os judeus batizados, denominados cristãos-novos, seriam suspeitos de manter ocultamente as práticas e crenças judaicas, e considerados ameaça ao catolicismo. A resistência judaica, ou criptojudaísmo, teve nas mulheres papel fundamental para sua sobrevivência. Aqui nos interessa perceber as prá-ticas criptojudaicas no Brasil colonial, a partir da documentação produzida pelo Tribunal do Santo Ofício da Inquisição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Angelo Adriano Faria de Assis, Universidade Federal de Viçosa
    Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1998), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2011). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Viçosa, onde atua na Graduação em História e como Professor Permanente no Mestrado em Letras. É pesquisador da Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste" da Universidade de Lisboa. É Avaliador do SINAES (INEP-MEC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Inquisição no Brasil; Inquisição no mundo ibérico e colonial; criptojudaísmo; cristãos-novos; ensino de história; literatura, história e memória.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

ANTISSEMITISMO

Como Citar

Assis, A. A. F. de. (2021). Israel no Trópico? Mulheres criptojudias e identidades religiosas no Brasil colonial. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 10, 195-208. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2012.53665