Educação Clandestina no Gueto de Varsóvia: Cantinas-Escola Como Espaço de Resistência

Autores

  • Nanci Souza

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2013.83523

Resumo

Esta comunicação apresenta alguns resultados da pesquisa de mestrado a respeito da educação enquanto forma de resistência. O objeto deste estudo é o ensino elementar clandestino, posto em prática pelos educadores logo após o fechamento do gueto de Varsóvia, época em que as crianças e jovens vivenciavam situações extremas de intolerância. A partir de registros de época, procurou-se conhecer as estratégias direcionadas para preservar os judeus como povo,
visto que esses estavam condenados ao extermínio pelos nazistas. Constatou-se que a educação, em distintos momentos e espaços clandestinos, serviu para garantir o mínimo de dignidade, fosse física ou cultural, aos judeus excluídos pelos nazistas como “raça inferior”. Como espaço de resistência, tem-se como exemplo as cantinas-escola da Rua Karmelicka n° 29, da Rua Krochmalna n° 36 e da Rua Nowolipki n° 68, nas quais foram implementadas o Programa dos Cursos Clandestinos sob a tutela da instituição de ensino TsYShO. A relevância deste estudo está em analisar a ação daqueles que se encontravam degradados da condição
humana, que buscavam, por meio da educação clandestina, fazer frente aos conceitos nazistas, preservando sua dignidade e defendendo sua própria ideologia, vinculada a sua sobrevivência e a sua continuidade como indivíduos e como povo.

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Publicado

2014-08-04

Edição

Seção

CULTURA JUDAICA

Como Citar

Souza, N. (2014). Educação Clandestina no Gueto de Varsóvia: Cantinas-Escola Como Espaço de Resistência. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 11. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2013.83523