Identidade como alegoria em Samuel Rawet e Moacyr Scliar: um ensaio sobre a literatura judaica do século XX

Autores

  • Dennis Sobolev Universidade de Haifa (Israel)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2015.97555

Palavras-chave:

Problemas de literaturas judaicas, civilização judaica, modelo essencialista, modelo de contingência.

Resumo

Este ensaio tem dois objetivos mutuamente relacionados. Num nível mais teórico, que aborda a problemática geral dos estudos literários judaicos modernos, tem como objetivo destacar e avaliar um conjunto de suposições a partir das quais normalmente se aborda, analisa e interpreta as obras de autores de literatura judaica moderna. Este ensaio começa com uma discussão breve a respeito do uso destes conceitos a categorias interpretativas, tais como centro e periferia, autônomo e híbrido, monolinguístico e plurilinguístico, assim como uma série de dicotomias relacionadas. Também discute dois grandes modelos que são usados na conceptualização das literaturas judaicas modernas: o “essencialista” e o “de contingência”. Em oposição às categorias taxonômicas mencionadas acima, assim como em oposição aos modelos representativos, este ensaio sugere que as obras de literatura judaica moderna podem ser melhor compreendidas por meio do modelo de “poéticas regionais” judaicas, uma vez que tais poéticas são estruturadas por “dominantes culturais”. Levando em consideração estas questões e estes problemas de caráter relativamente genérico, mas ainda assim focalizando um destes dominantes culturais – o modo alegórico de escrita literária – o ensaio analisa as representações de identidade nas obras de Samuel Rawet e Moacyr Scliar. Uma vez que o foco sobre o problema da identidade judaica foi repetidas vezes representado como a característica central na definição da categoria literatura judaica, o problema da identidade torna-se significativo num nível teórico também. A análise realizada neste ensaio mostra que tanto nas obras de Samuel Rawet quanto nas de Moacyr Scliar as representações da identidade judaica passam por um processo de gradativa alegorização, que redefine o problema da identidade como um ponto de partida para uma vasta gama de questões, problemas e ambivalências fenomenológicos, epistemológicos, éticos e sociais. Ao mesmo tempo, se em Rawet a alegorização é dominada pela melancolia, em Scliar ela é estruturada por discrepâncias textuais multifacetadas, assim como por modos de representação picarescos e irônicos. A seção final deste ensaio traz a discussõ de volta para uma perspectiva literária mais ampla e sugere que os processos de alegorização do problema da identidade judaica são também característicos de outras “poéticas regionais” judaicas, que se encontram além dos limites da literatura judaico-brasileira. Além disto, esta parece ser uma das mais significativas e literariamente sugestivas e eficientes características das literaturas judaicas do século XX de um modo geral.

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Biografia do Autor

  • Dennis Sobolev, Universidade de Haifa (Israel)
    Professor do Departamento de Literatura Hebraica e Comparada da Univerdade de Haifa (Israel).

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Publicado

2015-04-29

Edição

Seção

LITERATURA HEBRAICA E JUDAICA

Como Citar

Sobolev, D. (2015). Identidade como alegoria em Samuel Rawet e Moacyr Scliar: um ensaio sobre a literatura judaica do século XX. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 1(12). https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2015.97555