“Hard against the soul”, de Dionne Brand

  • tatiana nascimento dos santos Doutora em Estudos da Tradução (UFSC); integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde – GEPERGES Audre Lorde; editora da Padê Editorial; poeta, blogueira.
  • Priscila Francisco Pascoal Professora na University of Guyana, no Caribe, de 2011 a 2013; Consultora linguística e tradutora no Projeto “Envisioning” com a York University e a Society Against Sexual Orientation Discrimination (SASOD); integrante do Grupo de Estudos Mulheres Negras/UnB e do Movimento do Video Popular; videomaker e fotógrafa.
Palavras-chave: Tradução, poesia, Dionne Brand

Resumo

Dionne Brand, poeta, novelista, documentarista e professora universitária, nasceu em Trinidad, uma ilha caribenha perto da Venezuela, e migrou para o Canadá na adolescência. Ganhadora de prêmios internacionais, como o “Governor General’s Award for Poetry” e o “Toronto Book Award”, é considerada ora caribenha ora canadense, apesar de reivindicar ser apátrida, e geralmente aborda temas como mulher, negritude, sexualidade, imigração, colonialismo, diáspora e justiça social. Alguns de seus trabalhos mais bem conhecidos e aclamados são o romance “What we all claim for”, o livro de poemas “thirsty”, o ensaio “Bread out of stone” e “A map to the door of no return”, uma meditação sobre negritude na diáspora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

tatiana nascimento dos santos, Doutora em Estudos da Tradução (UFSC); integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde – GEPERGES Audre Lorde; editora da Padê Editorial; poeta, blogueira.
É doutora em estudos da tradução (UFSC); integrante do
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde – GEPERGES Audre Lorde; poeta, videomaker, editora da padê editorial: fb.com/pade.editorial. 
Priscila Francisco Pascoal, Professora na University of Guyana, no Caribe, de 2011 a 2013; Consultora linguística e tradutora no Projeto “Envisioning” com a York University e a Society Against Sexual Orientation Discrimination (SASOD); integrante do Grupo de Estudos Mulheres Negras/UnB e do Movimento do Video Popular; videomaker e fotógrafa.
Possui licenciatura em Português do Brasil como Segunda Língua e em Língua Inglesa e Respectiva Literatura pela Universidade de Brasília – UnB (2010). Lecionou na University of Guyana (2011-2013). Atuou como consultora linguística e tradutora no “Envisioning Project” com a Society Against Sexual Orientation Discrimination (SASOD) e pela York University, no Canadá (2013), e como cocoordenadora do Programa em Gênero e Direito da UnB-PLPs (2014/2015). Faz parte do Grupo de Estudos Mulheres Negras/UnB. Principais áreas de atuação: Gênero e Direito, Tradução, Linguística Aplicada, Negritude/Diáspora Africana, Fotografia e Audiovisual.
Publicado
2016-05-10
Como Citar
dos santos, tatiana, & Pascoal, P. (2016). “Hard against the soul”, de Dionne Brand. Cadernos De Literatura Em Tradução, (16). Recuperado de http://www.revistas.usp.br/clt/article/view/115287
Seção
Traduções não comentadas