Presença de literatura húngara traduzida no sistema literário brasileiro

Autores

  • Zsuzsanna Spiry Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.v0i17p66-91

Resumo

Uma das primeiras questões que surge durante a reflexão sobre a presença
no sistema literário brasileiro de literatura húngara traduzida baseia-se na consideração que Antonio Candido faz quando determina as características de um sistema literário, que, entre outros fatores, está condicionado ao público leitor, mais precisamente à “existência de um conjunto de receptores, formando os diferentes tipos de público, sem os quais a obra não vive” [2007, p. 25]. Portanto, é necessário começar considerando a questão: no Brasil, a quem interessaria uma literatura húngara traduzida? Ou, em outras palavras, quem seria o público alvo desta literatura?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Zsuzsanna Spiry, Universidade de São Paulo
    Zsuzsanna Spiry é doutora em Estudos da Tradução pela FFLCH/USP, e mestre e especialista latu-senso em tradução, também pela mesma faculdade. Graduou-se em economia em 1980 pela Faculdade de Economia São Luis (SP), profissão que exerceu até se aposentar. É tradutora inglês <> português não só na área econômico-financeira, mas também no campo da yoga, desde os anos 1990. Em 2006, ainda no mestrado, começou a focar seus estudos na obra do intelectual Paulo Rónai, com quem compartilha a nacionalidade húngara. Entre diversas obras, Rónai publicou o livro de ensaios Escola de Tradutores, considerado a primeira obra de reflexão crítico-teórica lançada no Brasil na área de Estudos da Tradução. Além de tradutora, Zsuzsanna atualmente dedica-se profissionalmente a ensinar inglês para estrangeiros, atividade que começou há cerca de vinte anos.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Presença de literatura húngara traduzida no sistema literário brasileiro. (2017). Cadernos De Literatura Em Tradução, 17, 66-91. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.v0i17p66-91