Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Comunicação & Educação

A Revista Comunicação & Educação possui como missão, basicamente, evidenciar que: os meios de comunicação estão nas salas de aula, quer das escolas que possuem um aparato tecnológico de primeira linha (escolas e clientela de nível sócio-econômico A), quer naquelas que muitas vezes são classificadas como "carentes" (escolas e clientela de nível sócio-econômico C, D e E); os meios de comunicação estão presentes no cotidiano das pessoas e nelas introjetados, de tal modo que, onde houver seres humanos, os meios estarão presentes; a partir dessas premissas, compete ao educador conhecer e utilizar os meios, com vistas à consecução de objetivos didático-pedagógicos previamente definidos nos planejamentos escolares; para tanto, professores e educadores precisam ser informados.

A Comissão Editorial da Revista considera que o conhecimento dos meios passa por vários caminhos, dentre os quais se pode, sem exclusão: ensinar a fazê-los, possibilitando a todos a construção e edição desse "mundo de ilusões" de tal modo que, ao "receber" os produtos culturais, a percepção seja diferenciada, ou contar como são feitos, de tal modo que seja possível a "recepção" crítica. A primeira é uma realidade que demanda grandes investimentos, fora, portanto, do nosso horizonte; a Revista investe na segunda.


Imagem para capa da revista

A Revista Comunicação & Educação é uma publicação semestral (janeiro/junho; julho/dezembro) na área da comunicação e educação. Além disso, a Revista, hoje, é um dos principais veículos de estudo e pesquisa no campo da educomunicação.

Aos autores interesA Revista Comunicação & Educação possui como missão, basicamente, evidenciar que: os meios de comunicação estão nas salas de aula, quer das escolas que possuem um aparato tecnológico de primeira linha (escolas e clientela de nível sócio-econômico A), quer naquelas que muitas vezes são classificadas como "carentes" (escolas e clientela de nível sócio-econômico C, D e E); os meios de comunicação estão presentes no cotidiano das pessoas e nelas introjetados, de tal modo que, onde houver seres humanos, os meios estarão presentes; a partir dessas premissas, compete ao educador conhecer e utilizar os meios, com vistas à consecução de objetivos didático-pedagógicos previamente definidos nos planejamentos escolares; para tanto, professores e educadores precisam ser informados.

A Comissão Editorial da Revista considera que o conhecimento dos meios passa por vários caminhos, dentre os quais se pode, sem exclusão: ensinar a fazê-los, possibilitando a todos a construção e edição desse "mundo de ilusões" de tal modo que, ao "receber" os produtos culturais, a percepção seja diferenciada, ou contar como são feitos, de tal modo que seja possível a "recepção" crítica. A primeira é uma realidade que demanda grandes investimentos, fora, portanto, do nosso horizonte; a Revista investe na segunda.sados em ter seus artigos publicados na revista, favor verificar as Normas de Publicação; e fazer a Submissão Online do arquivo.

Neste portal, você também confere as Edições Anteriores da revista. Sendo possível ler na íntegra todos os artigos já publicados.

Notícias

 

Seminário conta a história dos 20 anos da Revista Comunicação & Educação

 
Com o lançamento do segundo volume de 2014, os editores da revista Comunicação & Educação deram início, no dia 25 de setembro, à celebração dos 20 anos de fundação do periódico, mantido pelo Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP.  
Publicado: 2014-09-29 Mais...
 

Comunicação & Educação promove concurso para criação de selo comemorativo de 20 anos

 
A revista Comunicação & Educação está promovendo um concurso para criação de um selo comemorativo para os 20 anos da publicação. Todos os interessados poderão se inscrever até o dia 28 de fevereiro. Consulte o edital.  
Publicado: 2014-02-03 Mais...
 

Revista Comunicação & Educação abre chamada de trabalhos

 
A Revista Comunicação & Educação está aberta, em fluxo contínuo, para o envio de artigos, ensaios, experiências e resenhas para as próximas edições. A revista, editada pelo CCA, é uma publicação semestral, Qualis B2, voltada para as inter-relações Comunicação/Cultura/Educação.  
Publicado: 2014-01-22 Mais...
 

Democratização dos meios de comunicação será tema de palestra no CCA

 
O Coletivo Intervozes realizará, no próximo dia 23 de outubro, a palestra: "Pela democratização dos meios de comunicação", a ser ministrada pelo jornalista Pedro Ekman, representante do Coletivo.  
Publicado: 2013-10-15 Mais...
 
Outras notícias...

v. 19, n. 2 (2014): Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas


Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2316-9125