Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Comunicação & Educação

A Revista Comunicação & Educação possui como missão, basicamente, evidenciar que: os meios de comunicação estão nas salas de aula, quer das escolas que possuem um aparato tecnológico de primeira linha (escolas e clientela de nível sócio-econômico A), quer naquelas que muitas vezes são classificadas como "carentes" (escolas e clientela de nível sócio-econômico C, D e E); os meios de comunicação estão presentes no cotidiano das pessoas e nelas introjetados, de tal modo que, onde houver seres humanos, os meios estarão presentes; a partir dessas premissas, compete ao educador conhecer e utilizar os meios, com vistas à consecução de objetivos didático-pedagógicos previamente definidos nos planejamentos escolares; para tanto, professores e educadores precisam ser informados.

A Comissão Editorial da Revista considera que o conhecimento dos meios passa por vários caminhos, dentre os quais se pode, sem exclusão: ensinar a fazê-los, possibilitando a todos a construção e edição desse "mundo de ilusões" de tal modo que, ao "receber" os produtos culturais, a percepção seja diferenciada, ou contar como são feitos, de tal modo que seja possível a "recepção" crítica. A primeira é uma realidade que demanda grandes investimentos, fora, portanto, do nosso horizonte; a Revista investe na segunda.


Imagem para capa da revista

A Revista Comunicação & Educação é uma publicação semestral (janeiro/junho; julho/dezembro) na área da comunicação e educação. Além disso, a Revista, hoje, é um dos principais veículos de estudo e pesquisa no campo da educomunicação.

Aos autores interesA Revista Comunicação & Educação possui como missão, basicamente, evidenciar que: os meios de comunicação estão nas salas de aula, quer das escolas que possuem um aparato tecnológico de primeira linha (escolas e clientela de nível sócio-econômico A), quer naquelas que muitas vezes são classificadas como "carentes" (escolas e clientela de nível sócio-econômico C, D e E); os meios de comunicação estão presentes no cotidiano das pessoas e nelas introjetados, de tal modo que, onde houver seres humanos, os meios estarão presentes; a partir dessas premissas, compete ao educador conhecer e utilizar os meios, com vistas à consecução de objetivos didático-pedagógicos previamente definidos nos planejamentos escolares; para tanto, professores e educadores precisam ser informados.

A Comissão Editorial da Revista considera que o conhecimento dos meios passa por vários caminhos, dentre os quais se pode, sem exclusão: ensinar a fazê-los, possibilitando a todos a construção e edição desse "mundo de ilusões" de tal modo que, ao "receber" os produtos culturais, a percepção seja diferenciada, ou contar como são feitos, de tal modo que seja possível a "recepção" crítica. A primeira é uma realidade que demanda grandes investimentos, fora, portanto, do nosso horizonte; a Revista investe na segunda.sados em ter seus artigos publicados na revista, favor verificar as Normas de Publicação; e fazer a Submissão Online do arquivo.

Neste portal, você também confere as Edições Anteriores da revista. Sendo possível ler na íntegra todos os artigos já publicados.

Notícias

 

Santarém realiza Primeira Conferência Amazônica sobre Educomunicação

 
A diocese de Santarém, no Pará, será a promotora da I Conferência Amazônica sobre Educomunicação, entre 26 de abril e 4 de maio de 2014.  
Publicado: 2014-04-03 Mais...
 

Comunicação & Educação promove concurso para criação de selo comemorativo de 20 anos

 
A revista Comunicação & Educação está promovendo um concurso para criação de um selo comemorativo para os 20 anos da publicação. Todos os interessados poderão se inscrever até o dia 28 de fevereiro. Consulte o edital.  
Publicado: 2014-02-03 Mais...
 

Revista Comunicação & Educação abre chamada de trabalhos

 
A Revista Comunicação & Educação está aberta, em fluxo contínuo, para o envio de artigos, ensaios, experiências e resenhas para as próximas edições. A revista, editada pelo CCA, é uma publicação semestral, Qualis B2, voltada para as inter-relações Comunicação/Cultura/Educação.  
Publicado: 2014-01-22 Mais...
 

Democratização dos meios de comunicação será tema de palestra no CCA

 
O Coletivo Intervozes realizará, no próximo dia 23 de outubro, a palestra: "Pela democratização dos meios de comunicação", a ser ministrada pelo jornalista Pedro Ekman, representante do Coletivo.  
Publicado: 2013-10-15 Mais...
 
Outras notícias...

v. 19, n. 1 (2014): C&E, Vinte anos: uma trajetória para consolidar a Educomunicação no Brasil

Sumário

Editorial

Editorial PDF
Os Editores Os Editores IV

Apresentação

2014 À altura de nossas esperanças e aspirações PDF
Maria Cristina Castilho Costa 7-13

Artigos Nacionais

Comunicação & Educação: 20 anos. Uma trajetória para consolidar o campo da Educomunicação no Brasil PDF
Adilson Odair Citelli 15-29
Aspectos da inovação para televisão digital PDF
Alan César Belo Angeluci, Marília da Silva Franco 31-38
Notas sobre os conceitos de comunidade, comunicação comunitária e dialogia PDF
Marcelo Ernandez Macedo, Livia Maria Abdalla Gonçalves 39-49
Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos PDF
Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Maria Ogécia Drigo 51-58
O cinema reinventando a escola – Um diálogo da Educomunicação com o filme A invenção de Hugo Cabret PDF
Claudia Mogadouro 59-66

Artigos Internacionais

O grau de competência em comunicação audiovisual entre os cidadãos da Andaluzia (Espanha) PDF
Ignacio Aguaded, Rocío Cruz-Díaz 67-72

Gestão da Comunicação

A Comunicação no currículo do ensino médio: (des)caminhos da teoria à prática PDF
Érica Schneider de Vilhena Pedroza 73-82

Entrevista

Venício Lima: em defesa da democratização dos meios de comunicação PDF
Cláudia Nonato 83-92

Crítica

Comunicação, educação, práticas de consumo e cidadania: em perspectiva o rap da periferia paulistana PDF
Fernanda Elouise Budag, Rosilene Moraes Alves Marcelino, Antonio Helio Junqueira 93-102

Depoimento

Raimundo Pereira: em busca de uma comunicação popular PDF
Claudia Nonato 103-110

Experiência

A produção de jogos eletrônicos por crianças: narrativas digitais e o RPG Maker PDF
Dulce Márcia Cruz, Rafael Marques de Albuquerque 111-120

Poesia

A poética da catimba: poesia e futebol PDF
Adilson Citelli, Thiago Muniz Garcia 121-126

Resenha

Manuais de Educomunicação: subsídios das organizações sociais e da política pública PDF
Ismar de Oliveira Soares, Daniele Próspero 127-137
Memória e ficção televisiva ibero-americana PDF
Ligia Maria Prezia Lemos 139-144
1984 e Nós. Um filme, dois romances e a sociedade atual PDF
Maria Ignês Carlos Magno 145-154

Atividades em sala de aula

Atividades com Comunicação & Educação – Ano XIX – n. 1 PDF
Ruth Ribas Itacarambi 155-160


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2316-9125