Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental.

  • Adilson Citelli Universidade de São Paulo
  • Sandra Pereira Falcão Universidade de São Paulo
Palavras-chave: comunicação – educação – sustentabilidade – meio ambiente – educação ambiental

Resumo

Analisamos a interface comunicação-educação como elemento central na construção de sentidos ambientais proativos entre habitantes urbanos. Por meio de lastro teórico multirreferenciado e com apoio em dados de campo, buscamos compreender como a comunicação socioambiental é tratada na dinâmica da urbe. Os achados sinalizam a necessidade de gerar, potencializar e fazer circular/interpretar, em sistema de retroalimentação, elos que facultem aos moradores de conglomerados humanos refletirem e agirem frente às circunstâncias que reduzam a sua qualidade de vida. 

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Biografia do Autor

Adilson Citelli, Universidade de São Paulo

Professor Titular no Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP. Ministra cursos de graduação junto ao referido Departamento e de pós-graduação no programa de Ciências da Comunicação (PPGCOM-USP). Pesquisador 1C, do CNPq. É autor de inúmeros livros e artigos voltados aos campos da comunicação, da linguagem e da educomunicação. 

Sandra Pereira Falcão, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

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Publicado
2015-10-01
Como Citar
Citelli, A., & Falcão, S. (2015). Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental. Comunicação & Educação, 20(2), 15-26. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p15-26
Seção
Artigos Nacionais