Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias

Autores

  • Douglas Kellner University of California (EUA)
  • Richard Kahn University of Carlifornia (UCLA)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p57-82

Palavras-chave:

tecnologia, literacia, literacia tecnológica, tecnoliteracias, literacia computacional.

Resumo

Muito tem sido escrito sobre o conceito de "literacia tecnológica". Este artigo começa com uma breve análise dos significados que "tecnologia" e "literacia" receberam, no sentido de procurar entender a qual tipo de conhecimento e habilidades que a "tecnoliteracia" se refere. Richard Kahn e Douglas Kellner resumem as amplas trajetórias de desenvolvimento em programas hegemônicos de tecnoliteracias contemporâneas, desde suas supostas origens como "literacia computacional". Em contrapartida, revelam como essa abordagem tem sido tacitamente desafiada em nível institucional global por meio do Projeto 2000+ das Nações Unidas, e teorizam como isso pode estar ligado a um projeto democrático de revisão da educação por meio das múltiplas literacias. Por fim, os autores refletem sobre o que significará reconstruir amplamente a tecnoliteracia nas diversas áreas da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Kellner, University of California (EUA)

Richard Kahn, University of Carlifornia (UCLA)

PHD in the Graduate School of Education and Information Studies at the University of California, (UCLA), Los Angeles

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Kellner, D., & Kahn, R. (2015). Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias. Comunicação & Educação, 20(2), 57-82. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p57-82

Edição

Seção

Artigos Internacionais