Precisamos discutir o idadismo na comunicação

Autores

  • Gisela G.S. Castro Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p101-114

Palavras-chave:

Idadismo, envelhecimento, velhice, preconceito, comunicação

Resumo

O Brasil, considerado por longo tempo um país jovem, apresenta hoje percentuais decrescentes de adultos e idosos. Este progressivo amadurecimento da nossa população resulta da conjugação entre a expressiva redução nas taxas de natalidade e de mortalidade infantil, aliada ao significativo aumento da longevidade. Tais dados refletem o envelhecimento da população mundial, fato que torna importante o debate a respeito da velhice do idadismo, forma ainda pouco discutida de preconceito, baseado na idade, que ocasiona a discriminação contra as pessoas vistas como idosas e contribui para a sua marginalização e eventual exclusão social. Diante deste cenário em transformação, este artigo traz uma reflexão sobre a velhice, promovendo uma discussão sobre o preconceito motivado pelos estereótipos associados à figura do velho em nosso meio social. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gisela G.S. Castro, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)
    Psicóloga, Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), com pós-doutorado em Sociologia pela University of London. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo ESPM, São Paulo; coordena o GRUSCCO: Grupo CNPq de pesquisa em subjetividade, comunicação e consumo

Referências

ALONSO, L. E. La era del consumo. Madri: Siglo XXI, 2005.

BEAUVOIR, S. A velhice: a realidade incômoda. S. Paulo: Difel, 1976.

BENNETT, T. Media, ‘reality’, signification. In: GUREVITCH, M., BENNETT, T., CURRAN, J. e WOOLLACOTT, J. (Eds.). Culture, society and the media. Londres: Routledge, 1992, p. 287 – 308.

BORGES, G. M.; CAMPOS, M. B.; SILVA, L. G. C. Transição da estrutura etária no Brasil: oportunidades e desafios para a sociedade nas próximas décadas. In: ERVATTI, L. G.; BORGES, G. M.; JARDIM, A. P. Mudança Demográfica no Brasil no início do século XXI: subsídios para as projeções da população. IBGE, 2015, p. 138 – 151.

BYTHEWAY, B. Ageism. Buckingham: Open University Press, 2001.

DEBERT, G. e BRIGUEIRO, M. Fronteiras de gênero e a sexualidade na velhice. Revista Brasileira das Ciências Sociais. vol.27, n. 80, 2012.

DEBERT, G. G. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. S. Paulo: Edusp, 1999.

FEATHERSTONE, M. e HEPWORHT, M. Images of positive ageing: a case study of Retirement Choice magazine. In: FEATHERSTONE, M.; WERNICK, A. (Eds.). Images of aging: cultural representations of later life. London: Routledge, 1995, p. 29 – 47.

FUNDO DE POPULAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS (UNFPA) e HELPAGE INTERNATIONAL. Envelhecimento no século XXI: celebração e desafio. ONU, 2012.

GILLEARD, C. e HIGGS, P. Cultures of ageing: self, citizen and the body. London: Pearson, 2000.

GOES, T. A velhice em novos tempos. Revista E. SESC-SP. Vol. 20, n. 1, 2013, p. 42-43.

GOLDENBERG, M. A bela velhice. Rio de Janeiro: Record, 2013.

GOLDENBERG, M. (Org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

LASLETT, P. A fresh map of life: the emergence of the Third Age. London: Weidenfeld and Nicolson, 1989.

LEAL, M. G. S. Aspectos psicológicos do envelhecimento. Entrevista à Revista E. SESC-SP. Vol. 20, n. 1, 2013, p. 44-46.

NERI, A. L. Atitudes e preconceitos em relação à velhice. IN: NERI. A. L. (Org.). Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na terceira idade. S. Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, Ed. SESC SP, 2007, p. 33 – 46.

SLEVIN, K. F. "If I had lots of money... I'd have a body makeover": managing the aging body. Social Forces, vol. 88, no.13, 2010, p. 1003-1020.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Precisamos discutir o idadismo na comunicação. (2015). Comunicação & Educação, 20(2), 101-114. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p101-114