Educomunicação científica: rádio, jornalismo e popularização das ciências na construção da cidadania

  • Alessandro Augusto Barros Façanha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Patrícia Maria Martins Nápolis Universidade Federal do Piauí
  • Jociara Pinheiro Luz Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: educomunicação, divulgação científica, linguagem radiofônica, rádio

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade desvelar as conexões entre a rádio universitária e o processo de educomunicação científica. Trata-se de uma descrição analítica de um projeto educomunicador que insere a cultura científica como um caminho para a construção de conhecimento e cidadania para além do espaço universitário, tendo como foco a difusão de ciência no cotidiano das pessoas a partir de uma programação perene de divulgação de ciência, tecnologia e inovação. Como resultados preliminares, são descritos parâmetros de participação da comunidade com o projeto, bem como os desdobramentos jornalísticos e educacionais oriundos desta ação, os quais revelaram que o rádio, apesar das inúmeras possibilidades de comunicação existentes, permanece como um grande aliado no processo de difusão e construção de conhecimento, bem como uma ferramenta importante no diálogo entre o erudito e o coloquial podendo ser vastamente aproveitado nos processos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Augusto Barros Façanha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação Brasileira e docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Patrícia Maria Martins Nápolis, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciências pela UFSCar e docente na Universidade Federal do Piauí (Centro de Ciências da Natureza).

Jociara Pinheiro Luz, Universidade Federal do Piauí

Graduanda (iniciação científica) – Universidade Federal do Piauí.

Publicado
2016-12-16
Como Citar
Façanha, A. A., Nápolis, P. M., & Luz, J. (2016). Educomunicação científica: rádio, jornalismo e popularização das ciências na construção da cidadania. Comunicação & Educação, 21(2), 27-38. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i2p27-38