Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica

Mariana Pícaro Cerigatto, Lígia Beatriz Carvalho de Almeida

Resumo


As ferramentas digitais da Web 2.0 mudaram significativamente a nossa relação com a informação, como nos comunicamos com os outros e nossa experiência on-line. Diante disso, novas possibilidades de aprendizagem surgem. Paralelamente ao avanço das tecnologias em rede, podemos também citar a importância da educação para os meios de comunicação, a chamada educomunicação ou educação para a mídia, que se torna essencial para uma formação cidadã e autônoma. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de atividades com a mídia-educação que utiliza as redes sociais, e mostrar que é possível trabalhar, através das redes, com conteúdos que visem à mídia-educação, sob uma ótica de aprendizagem colaborativa e interativa.


Palavras-chave


redes sociais; mídia- -educação; aprendizagem colaborativa; linguagem cinematográfica

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, L. B. C. Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília, 2012.

BEHRENS, M. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2000.

BRUNER, J. La Educación Puerta de la Cultura. Madrid: Visor, 1999.

BUCKINGHAM, D. Media education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press, 2003.

CASTELLS, M. The rise of the network society, the information age: economy, society and culture. Cambridge, MA; Oxford, UK: Blackwell, 1996.

CERIGATTO, M. P.; SIQUEIRA, A. B.. Media literacy: estudando o trailer do cinema no ensino médio. 2008. 90f. Trabalho de iniciação científica (graduação em jornalismo) – Universidade do Sagrado Coração, Bauru.

CITELLI, A. Comunicação e educação: A Linguagem em Movimento. São Paulo: Senac, 2004.

DANCYGER, K. Técnicas de edição para cinema e vídeo: história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

EISENSTEIN, S. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

JENKINS, H. Convergence culture: where old and new media collide. Nova Iorque: New York University, 2006.

LEMOS, A. Cibercultura e remix. In: Seminário “Sentidos e Processos”. São Paulo, Itaú Cultural, agosto de 2005. Disponível em: Acesso em: 20 fev. 2014.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4.ed. São Paulo: Loyola, 2003.

LITTO, F. M. A nova ecologia do conhecimento: conteúdo aberto, aprendizagem e desenvolvimento. Inclusão Social, Brasília, v.1, p. 73-78, 2006.

NIELSEN. Global Faces and Networked Places: A Nielsen report on Social Networking’s New Global Footprint: The Nielsen Company, 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2012.

SALVAT, G. B. Aprendizajes, Conexiones y Artefactos: la producción colaborativa del conocimiento. Barcelona: Gedisa, 2008.

SIQUEIRA, A.B. Educação para a mídia como política pública: experiência inglesa e proposta brasileira. Comunicação e Política, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p.73-100, 2007. Disponível em: . Acesso em: 06 ago. 2014

SOARES, I. O. Base Nacional Comum Curricular: Existe Espaço para a Educomunicação e a Mídia Educação no novo projeto do MEC?. São Paulo: Issu, 2015. 16 p. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2015.

_____. Construção de roteiros de pesquisa a partir dos livros da coleção Educomunicação (Editora Paulinas). Comunicação & Educação, Brasil, v. 19, n. 2, p. 135-142, set. 2014;

_____. Educomunicação e a formação de professores no século XXI. Revista FGV online, Brasil, ano 4, n. 1, jan./jul., 2014, pp. 18-37.

TODOROV, T. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

WENGER, E. Comunidades de práctica aprendizaje significado e identidad. Buenos Aires: Paidos, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p53-61

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2º andar

Cidade Universitária, Butantã

05508-020 São Paulo, São Paulo, BRASIL

e-mail: comueduc@usp.br

http://www.revistas.usp.br/comueduc