Portal da USP Portal da USP Portal da USP

O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica

Rosália Maria Netto Prados, Marinete Pereira de Souza Oliveira

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar o discurso manifestado no texto do slogan de uma campanha da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, promovida pelo Sistema de Proteção Escolar que, em parceria com o canal Cartoon Network, incentiva a denúncia como mecanismo de prevenção e combate ao bullying. Fundamenta-se na teoria semiótica greimasiana e nos princípios da semiótica visual para compreensão do discurso subjacente ao texto. De acordo com a análise sociossemiótica do discurso, pretende-se descrever a estrutura narrativa da campanha, as relações entre sujeitos e objetos de valor, a fim de identificar mecanismos de persuasão e manipulação.


Palavras-chave


análise do discurso; bullying; educação; semiótica; sociossemiótica

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p37-47

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2º andar

Cidade Universitária, Butantã

05508-020 São Paulo, São Paulo, BRASIL

e-mail: comueduc@usp.br

http://www.revistas.usp.br/comueduc