Desafios e possibilidades educomunicativas na produção editorial e na mediação de livros-aplicativos

  • Samira Almeida Pinto USP
  • Maria Cristina Castilho Costa USP
Palavras-chave: Livro-aplicativo, Educomunicação, Narrativas, Produção editorial, Mediação de leitura.

Resumo

Este artigo descreve desafios e oportunidades experimentados por profissionais da cadeia de produção e difusão do livro infantojuvenil diante da emergência de inovações no suporte de leitura (agora eletrônico) e na linguagem (agora hipermídia). O objetivo desta sistematização – executada como monografia apresentada para obtenção do título de especialista em Educomunicação em 2015 – é possibilitar que a comunicação entre criadores, publicadores, pesquisadores e mediadores seja gerida de forma a garantir a riqueza de conteúdos e, ao mesmo tempo, sua clareza e harmonia: essencial para engajar leitores e promover experiências novas e profundas com a leitura, considerando seu impacto na criação da linguagem e na visão de mundo do indivíduo. 

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Biografia do Autor

Samira Almeida Pinto, USP
Samira Almeida é especialista pós-graduada em Educomunicação pela ECA-USP em 2015. Sua monografia de conclusão, orientada pela Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa, traça um panorama do impacto da inovação do formato livro-aplicativo nos meios de criação, publicação e mediação da leitura infantojuvenil.

Atuou como editora de revistas e livros por mais de uma década e fundou a StoryMax - uma startup publicadora de livros-aplicativos - há três anos. Neste período recebeu, pelo seu trabalho, prêmios de prestígio como o Jabuti (2015), o Prix Jeunesse Iberoamericano (2013), o Hipertexto de Tecnologias na Educação (2013) e o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação (2015).

Sua primeira formação acadêmica é em Comunicação Social-Jornalismo, pela Universidade Metodista de São Paulo, concluída em 2002 com uma pesquisa de iniciação científica (e bolsa da Fapesp) na área de fotografia.
Maria Cristina Castilho Costa, USP
Doutora em Ciências Sociais pela FFLCH-USP, livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, professora associada 3 da ECA-USP, coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP.

Referências

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Publicado
2016-05-02
Como Citar
Pinto, S., & Costa, M. C. (2016). Desafios e possibilidades educomunicativas na produção editorial e na mediação de livros-aplicativos. Comunicação & Educação, 21(1), 85-95. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i1p85-95