A quem serve a comunicação? Brasil, desigualdades e luta de classes

  • Rafael Grohmann USP / FIAM-FAAM / Cásper Líbero
Palavras-chave: Brasil, comunicação, classes, desigualdade.

Resumo

O livro “A tolice da inteligência brasileira”, de Jessé Souza, nos coloca a pensar quais as contribuições dos intelectuais brasileiros e da comunicação na luta de classes, na reprodução das desigualdades e nos projetos de país. Por uma ciência da comunicação não-estéril, urge incorporar reflexões sobre a realidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Grohmann, USP / FIAM-FAAM / Cásper Líbero
Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM - Centro Universitário e do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero.

Referências

BAKHTIN, Mikhail/ VOLOCHINOV. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010.

EAGLETON, Terry. Marx estava certo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014

SCHNEIDER, Marco. Ética e epistemologia: alerta contra a neutralidade axiológica na pesquisa em comunicação contemporânea. Revista MATRIZes. V. 7, n. 2, jul./dez. 2013, p. 11-27.

SODRÉ, Muniz. A Ciência do Comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.

SOUZA, Jessé. A modernização seletiva: uma reinterpretação do dilema brasileiro. Brasília: Ed. UnB, 2000.

SOUZA, Jessé. A Construção Social da Subcidadania. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

SOUZA, Jessé. A invisibilidade da desigualdade brasileira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

SOUZA, Jessé. A Ralé Brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte. Ed. UFMG, 2009.

SOUZA, Jessé. Os Batalhadores Brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

SOUZA, Jessé. A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo: LeYa, 2015.

WAJCMAN, Judy. Pressed for time: the acceleration of life in digital capitalism. Chicago: Chicago University Press, 2015.

Publicado
2016-05-02
Como Citar
Grohmann, R. (2016). A quem serve a comunicação? Brasil, desigualdades e luta de classes. Comunicação & Educação, 21(1), 147-153. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i1p147-153