Educomunicação: Histórias em quadrinhos no ensino de Artes

  • Roberto Elísio dos Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • José Luiz dos Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Palavras-chave: histórias em quadrinhos, artes, educomunicação, ensino, fanzine

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa de mestrado aprovada na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), cujo objetivo foi investigar a utilização das histórias em quadrinhos (HQs) e de fanzines como forma de inovação para a docência da disciplina de Artes no ensino médio. De caráter qualitativo e de nível exploratório, o estudo se desenvolveu na interface dos campos da educação com a comunicação. Este trabalho, portanto, busca identificar referências estéticas comuns a determinadas produções de HQs com relação a períodos específicos das vanguardas modernas da arte. Dentre as conclusões, salientou-se o fato de que é necessário que os espaços escolares ofereçam uma experiência cognitiva que valorize mais as relações sociais, respeitando o direito do jovem à comunicação e à informação. Para que isso fosse possível, propõe-se a realização de oficina de fanzines de quadrinhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Elísio dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Jornalista, livre-docente em Comunicação pela ECA-USP, professor da Escola de Comunicação, do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.

José Luiz dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e professor de Artes do ensino médio estadual.

Publicado
2017-06-06
Como Citar
Santos, R., & Santos, J. (2017). Educomunicação: Histórias em quadrinhos no ensino de Artes. Comunicação & Educação, 22(1), 31-42. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p31-42