A temática ambiental nos projetos de pesquisa e extensão do curso de jornalismo das universidades do Piauí

  • Elinara Soares Barros de Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Denis Barros de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Orlando Maurício de Carvalho Berti Universidade Estadual do Piauí
Palavras-chave: meio ambiente, jornalismo, pesquisa, extensão, Piauí

Resumo

Esta pesquisa analisa como a temática ambiental aparece nos projetos de pesquisa e extensão elaborados pelos docentes dos cursos de jornalismo das duas universidades públicas piauienses: Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para tanto, pesquisou-se a produção dos professores nesses dois eixos e percebeu-se que há lacunas na formação dos jornalistas nessas duas universidades, não só quanto à questão ambiental como a outras temáticas e possibilidades existentes aos alunos nos eixos pesquisa e extensão. Percebeu-se ainda a necessidade de interferência da gestão superior em incentivar maior produção, principalmente de projeto de extensão nas duas instituições. Nota-se que, apesar dessas constatações, a questão ambiental está contemplada no currículo dos cursos de jornalismo no país como tema transversal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elinara Soares Barros de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), jornalista, pesquisadora e secretária executiva da UFPI.

Denis Barros de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Professor doutor e pesquisador do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação da UFPI.

Orlando Maurício de Carvalho Berti, Universidade Estadual do Piauí

Professor doutor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e vice-presidente da Rede Brasileira de Mídia Cidadã.

Publicado
2018-06-07
Como Citar
Sousa, E., Carvalho, D., & Berti, O. (2018). A temática ambiental nos projetos de pesquisa e extensão do curso de jornalismo das universidades do Piauí. Comunicação & Educação, 23(1), 65-76. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p65-76