Quase impublicável: obras divergentes, relevantes e, sobretudo, simpáticas à pichação em São Paulo

Autores

  • Marcos Antônio Zibordi FIAM-FAAM Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p127-134

Palavras-chave:

grafite, pichação, poesia, São Paulo

Resumo

A retomada do debate sobre grafites e pichações na capital paulista em 2017 abre a oportunidade de resenhar obras fundamentais da bibliografia pertinente segundo as quais o ato de pichar não é mero vandalismo, pois reverbera, por exemplo, procedimentos de construção da mensagem poética ao modo dos concretistas paulistanos e guarda íntima relação com a arquitetura da metrópole, como as dimensões similares das letras e a altura dos andares dos prédios. 

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Biografia do Autor

  • Marcos Antônio Zibordi, FIAM-FAAM Centro Universitário

    Doutor em Ciências da Comunicação e professor da graduação e do mestrado profissional em Jornalismo do FIAM FAAM — Centro Universitário (SP).

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Publicado

2017-06-06

Como Citar

Quase impublicável: obras divergentes, relevantes e, sobretudo, simpáticas à pichação em São Paulo. (2017). Comunicação & Educação, 22(1), 127-134. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p127-134