Portal da USP Portal da USP Portal da USP

O documentário A caverna dos sonhos esquecidos: atividades na formação de professores de física

Aldo Aoyagui Gomes Pereira, Maria José Monteiro Pereira de Almeida

Resumo


Neste trabalho desenvolvemos um conjunto de atividades com quatro licenciandos de um curso de física utilizando o documentário A caverna dos sonhos esquecidos, do diretor alemão Werner Herzog, produzido em 2010. Nessas atividades, discutimos por que o uso da datação por carbono 14 nas pinturas rupestres retratadas no documentário causou impacto na área arqueológica. Além disso, problematizamos alguns elementos da leitura de imagens e a narrativa desse documentário. A coleta de informações se deu por meio de gravações em vídeo e da produção escrita dos licenciandos. A análise foi realizada a partir de princípios e noções da Análise do Discurso, principalmente através de textos de Eni Orlandi publicados no Brasil. Durante a realização das atividades destacamos a intenção dos licenciandos de realizar leitura crítica de imagens em movimento e da narrativa contida no documentário utilizado.



Palavras-chave


documentário; formação de professores; datação por carbono; análise de discurso; caverna de Chauvet

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p49-63

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2º andar

Cidade Universitária, Butantã

05508-020 São Paulo, São Paulo, BRASIL

e-mail: comueduc@usp.br

http://www.revistas.usp.br/comueduc