O documentário A caverna dos sonhos esquecidos: atividades na formação de professores de física

  • Aldo Aoyagui Gomes Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Maria José Monteiro Pereira de Almeida Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: documentário, formação de professores, datação por carbono, análise de discurso, caverna de Chauvet

Resumo

Neste trabalho desenvolvemos um conjunto de atividades com quatro licenciandos de um curso de física utilizando o documentário A caverna dos sonhos esquecidos, do diretor alemão Werner Herzog, produzido em 2010. Nessas atividades, discutimos por que o uso da datação por carbono 14 nas pinturas rupestres retratadas no documentário causou impacto na área arqueológica. Além disso, problematizamos alguns elementos da leitura de imagens e a narrativa desse documentário. A coleta de informações se deu por meio de gravações em vídeo e da produção escrita dos licenciandos. A análise foi realizada a partir de princípios e noções da Análise do Discurso, principalmente através de textos de Eni Orlandi publicados no Brasil. Durante a realização das atividades destacamos a intenção dos licenciandos de realizar leitura crítica de imagens em movimento e da narrativa contida no documentário utilizado.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldo Aoyagui Gomes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Piracicaba.

Maria José Monteiro Pereira de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Professora do programa de Pós-graduação em Educação e do Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Campinas.

Publicado
2017-11-16
Como Citar
Pereira, A. A., & Almeida, M. J. (2017). O documentário A caverna dos sonhos esquecidos: atividades na formação de professores de física. Comunicação & Educação, 22(2), 49-63. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p49-63