Contribuições das áreas de educação e ensino para o desenvolvimento da educomunicação

  • Ademilde Silveira Sartori Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Esther Bahr Pessôa Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: educomunicação, educação, ensino, revisão integrativa de literatura, pós-graduação

Resumo

Neste artigo buscamos demonstrar a relevância dos programas de pós-graduação nas áreas de educação e ensino para a consolidação da educomunicação. Para isso, realizamos uma revisão integrativa de literatura, buscando teses e dissertações no Banco de Teses e Dissertações da Capes e no Banco Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia com a palavra-chave “educomunicação”. Obtivemos inicialmente 241 trabalhos, dos quais 102 foram produzidos em programas das áreas desejadas. Concluímos que esses programas representam uma parcela significativa na produção acadêmica total relacionada à educomunicação e apresentam padrões semelhantes. Defendemos, assim, que eles desempenham papel de grande importância no desenvolvimento do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora titular do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Esther Bahr Pessôa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Publicado
2017-11-16
Como Citar
Sartori, A., & Pessôa, E. (2017). Contribuições das áreas de educação e ensino para o desenvolvimento da educomunicação. Comunicação & Educação, 22(2), 7-20. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p7-20