Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Capacitação docente baseada no letramento em marketing: resultados de uma pesquisa

Jônio Machado Bethônico, Carla Viana Coscarelli

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma investigação que objetivou caracterizar e entender a opinião dos docentes sobre um curso de letramento em marketing, a fim de verificar a aceitação da proposta e seus impactos na formação profissional dos participantes. A disciplina, ministrada para quatro turmas entre 2016 e 2017, visou à conscientização dos professores sobre a centralidade e a complexidade atuais do consumo e sobre as ações de comunicação de marketing em sua multiplicidade de formatos, conteúdos e mídias. O curso objetivou também transformar esses conteúdos em propostas didáticas, trabalhando com atividades de leitura e produção textual a fim de contribuir para a formação de leitores-consumidores críticos nas escolas. Trinta e três alunos da disciplina responderam a questionários, e a análise de suas respostas revelou que os estudantes consideraram a abordagem didática positiva e a temática importante e pertinente.


Palavras-chave


letramento em marketing; formação docente; educação para o consumo; educação para as mídias; formação de leitores-consumidores críticos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p77-92

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2º andar

Cidade Universitária, Butantã

05508-020 São Paulo, São Paulo, BRASIL

e-mail: comueduc@usp.br

http://www.revistas.usp.br/comueduc