Capacitação docente baseada no letramento em marketing: resultados de uma pesquisa

  • Jônio Machado Bethônico Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carla Viana Coscarelli Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: letramento em marketing, formação docente, educação para o consumo, educação para as mídias, formação de leitores-consumidores críticos

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma investigação que objetivou caracterizar e entender a opinião dos docentes sobre um curso de letramento em marketing, a fim de verificar a aceitação da proposta e seus impactos na formação profissional dos participantes. A disciplina, ministrada para quatro turmas entre 2016 e 2017, visou à conscientização dos professores sobre a centralidade e a complexidade atuais do consumo e sobre as ações de comunicação de marketing em sua multiplicidade de formatos, conteúdos e mídias. O curso objetivou também transformar esses conteúdos em propostas didáticas, trabalhando com atividades de leitura e produção textual a fim de contribuir para a formação de leitores-consumidores críticos nas escolas. Trinta e três alunos da disciplina responderam a questionários, e a análise de suas respostas revelou que os estudantes consideraram a abordagem didática positiva e a temática importante e pertinente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jônio Machado Bethônico, Universidade Federal de Minas Gerais

Colaborador em pesquisas e grupos de extensão da Faculdade de Belas Artes, da Faculdade de Educação e da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Colaborador em pesquisas e grupos de extensão da Faculdade de Belas Artes, da Faculdade de Educação e da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Carla Viana Coscarelli, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde participa do Núcleo de Pesquisa Lingtec, do Ceale e coordena o Projeto de Extensão Redigir.
Publicado
2018-06-07
Como Citar
Bethônico, J., & Coscarelli, C. (2018). Capacitação docente baseada no letramento em marketing: resultados de uma pesquisa. Comunicação & Educação, 23(1), 77-92. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p77-92