A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação

Autores

  • Luiz Marcelo Robalinho Ferraz Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p25-38

Palavras-chave:

comunicação, dialogismo, modelagem, relato de experiência, teoria da comunicação

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a experiência de modelagem realizada na disciplina de Teoria da Comunicação II dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Juiz de Fora. Através da elaboração de uma escultura que refletisse a ideia de comunicação, a proposta da dinâmica foi fazer os alunos articularem a concepção criada com os conceitos da disciplina. Pensando no dialogismo no aspecto discursivo e na dimensão participativa e transformadora da prática comunicativa, a produção de um significado em comum buscou aproximá-los das teorias e dar-lhes condições para refletir criticamente sobre a importância do papel da comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Marcelo Robalinho Ferraz, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Doutor em Informação e Comunicação em Saúde pela Fiocruz, com estágio sanduíche pela Université Paris XIII. Professor substituto da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2018-06-07

Como Citar

A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação. (2018). Comunicação & Educação, 23(1), 25-38. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p25-38