Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Hábitos midiáticos e ressignificações de estudantes da rede pública

Maria Aparecida Baccega, Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha

Resumo


Neste artigo temos por objetivo investigar o lugar do campo da comunicação/educação na conformação da realidade social buscando compreender, por um lado, o espaço ocupado pelos meios de comunicação no cotidiano dos estudantes e, por outro, as ressignificações desses estudantes frente à temática da família homoafetiva, pautada pela telenovela. Para tanto, adotamos como itinerário metodológico a abordagem quantitativa para investigar os hábitos midiáticos dos estudantes de duas escolas públicas do Ensino Médio e, posteriormente, a abordagem qualitativa, buscando entender, por meio da análise de discurso de linha francesa (ADF), seus usos e apropriações quanto à telenovela.


Palavras-chave


comunicação; comunicação/educação; telenovela; análise de discurso; família homoafetiva

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p39-52

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2º andar

Cidade Universitária, Butantã

05508-020 São Paulo, São Paulo, BRASIL

e-mail: comueduc@usp.br

http://www.revistas.usp.br/comueduc