Pedagogia e dispositivos móveis

entre Polegarzinhas e Prossumidores

  • Ednei de Genaro Universidade Federal Fluminense
  • Nadir da Silveira Souza Rocha Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: pedagogia, dispositivos móveis, instituições escolares, Paula Sibilia, Michel Serres

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as formas de pensar e posicionar-se diante das transformações nas instituições escolares com a inserção dos dispositivos móveis. Estabelecemos uma leitura crítica das obras de Paula Sibilia, Redes ou paredes, e de Michel Serres, Polegarzinha, conjecturando, sobretudo, a respeito do uso desses dispositivos, conectados à internet e inseridos em sala de aula, na problemática da comunicação pedagógica entre aluno, professor e mídias. Pensar a pedagogia e os dispositivos móveis com base em tais autores nos permite uma dupla perspectiva, indagativa e recursiva. A partir de um debate premente, estabelecemos considerações, análises e hipóteses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednei de Genaro, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Nadir da Silveira Souza Rocha, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Licenciada e mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Referências

DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In:
DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972-1990. Translation to Portuguese by Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. p. 219-226.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Translation to Portuguese by Raquel Ramalhete. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Translation to Portuguese by Francisco Cock Foantanella. 2. ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1999.
SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Translation to Portuguese by Jorge Bastos. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Publicado
2019-05-31
Como Citar
Genaro, E., & Rocha, N. (2019). Pedagogia e dispositivos móveis. Comunicação & Educação, 24(1), 44-55. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p44-55