Uma análise da evasão discente do curso de Relações Públicas da UNIPAMPA - Campus São Borja

Palavras-chave: Relações Públicas, evasão discente, Unipampa, Ensino Superior, São Borja.

Resumo

A proposta deste artigo é analisar os dados relacionados ao fenômeno de evasão discente no curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus São Borja e, então, fazer uma reflexão sobre essa questão. Para tanto, a metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica, amparada pela análise documental. O curso teve a sua primeira oferta em 2010-2, e o foco de análise deste trabalho está nas evasões compreendendo os anos de 2010 a 2017. O estudo aponta que o índice de evasão é alto, chegando a quase 60% no período analisado. Em vista disso, busca-se apresentar, nesta reflexão, estratégias que possam amenizar ou reverter essa realidade e ampliar o debate interno e entre a comunidade acadêmica da área de Relações Públicas a respeito da evasão no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Valmor Rhoden, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutorando em Educação pela UFSM ( 2017 - 2018-1). Doutor em Comunicação pela PUCRS ( 2013). Professor Adjunto da UNIPAMPA – Câmpus São Borja desde 2011. Docente no ensino superior há mais de 16 anos.  

Fernanda Sagrilo Andres, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Comunicação pela UFSM.

Professora Adjunta do curso de Relações Públicas da Unipampa. 

Juliana Lima Moreira Rhoden, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em Educação. Psicóloga. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja. 

Publicado
2018-12-31
Como Citar
Rhoden, V., Andres, F., & Rhoden, J. (2018). Uma análise da evasão discente do curso de Relações Públicas da UNIPAMPA - Campus São Borja. Comunicação & Educação, 23(2), 95-107. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p95-107