François Jost: entre a intimidade e a maldade (comunicação, personagens e séries de televisão na atualidade)

Palavras-chave: estudos de televisão, séries de televisão, comunicação na internet, análise de séries de televisão

Resumo

O professor e pesquisador francês François Jost tem se dedicado aos estudos da comunicação e, mais especificamente, aos estudos de cinema e televisão a partir de diferentes perspectivas e abordagens. É professor emérito de ciências da informação e da comunicação da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, na qual fundou, em 1996, o Centro de Estudos de Imagens e Sons (CEISME), que coordenou até 2016. Na mesma universidade, dirigiu o Laboratório de Comunicação, Informação e Mídias (CIM), de 2012 a 2016. Dirige a revista Télévision, publicada pela CNRS éditions (editora do Centre National de Recherches Scientifques – CNRS). Tem sido professor convidado em universidades europeias, latino-americanas e canadenses. Cabe destacar ainda que os resultados de suas pesquisas nesses centros bem como os seminários e conferências realizados no Brasil têm impactado os estudos de televisão em nosso país. Possui dezenas de livros publicados na França, muitos dos quais foram traduzidos para outros idiomas. No Brasil publicou, até o momento, Seis lições sobre a televisão, em 2004, A narrativa cinematográfica, escrito em coautoria com André Gaudreault, em 2009, Compreender a televisão, em 2010, e Do que as séries americanas são sintoma?, em 2012. Dois de seus mais recentes livros, Les nouveaux méchants: quand les séries américaines font bouger les lignes du bien et du mal e La méchanceté en actes à l’ère numérique2, servem como pano de fundo para algumas das questões desta entrevista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Palma Mungioli, Universidade de São Paulo
Professora doutora do Departamento de Comunicações e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicações (GELiDis).
Publicado
2018-06-07
Como Citar
Mungioli, M. C. (2018). François Jost: entre a intimidade e a maldade (comunicação, personagens e séries de televisão na atualidade). Comunicação & Educação, 23(1), 140-148. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p140-148