Design thinking na publicidade

uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos

  • Amarinildo Osório de Souza Instituto Federal do Amazonas
  • Andréa Pereira Mendonça Instituto Federal do Amazonas
Palavras-chave: Alinhamento Construtivo, Design Thinking, Ensino de Publicidade, Projetos Publicitários, Roteiros de Aprendizagem

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com design thinking (DT), considerando como público-alvo estudantes de graduação em Publicidade e Propaganda. A revisão bibliográfica compreende os temas: ensino de projetos publicitários, DT e alinhamento construtivo (AC); seguida do detalhamento da proposta de ensino-aprendizagem e dos elementos que a compõem. Os resultados obtidos evidenciaram a efetividade da proposta de ensino-aprendizagem e apontam a imersão como a fase do DT que os alunos sentem mais dificuldade de realizar. A proposta pode auxiliar professores da área a replicar a experiência por meio dos materiais e recursos disponibilizados e, além disso, o próprio percurso de construção pode servir como orientação para compor outras propostas visando o ensino de Publicidade e Propaganda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amarinildo Osório de Souza, Instituto Federal do Amazonas

Publicitário e especialista em marketing estratégico. Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Linha 2 – Recursos para o Ensino Técnico e Tecnológico.

Andréa Pereira Mendonça, Instituto Federal do Amazonas

Doutora em Ciência da Computação, professora do curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e líder do grupo de pesquisa Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino na mesma instituição.

Referências

BIGGS, John; TANG, Catherine. Teaching for quality learning at university. 4. ed. New York: Open University Press, 2011.
BROOKHART, Susan. How to create and use rubrics for formative assessment and grading. Alexandria, VA: ASCD, 2013.
BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Tradução de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CAVALCANTI, Carolina C.; FILATRO, Andrea Cristina. Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2016.
ECHOS Innovation Lab. Mini toolkit design thinking. São Paulo: Escola Design Thinking, 2016. E-book.
GONSALES, Priscila. Design thinking para educadores. São Paulo: Educadigital, 2014.
KWEK, Swee Hong. Innovation in the classroom: design thinking for 21st century learning. 2011. Tese (Mestrado) – Stanford University, Stanford, 2011. Disponível em: https://web.stanford.edu/group/redlab/cgi-bin/materials/Kwek-Innovation%20In%20The%20Classroom.pdf. Acesso em: 10 fev. 2018.
MELO, Adriana; ABELHEIRA, Ricardo. Design thinking & thinking design: metodologia, ferramentas e reflexões sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015.
VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. E-book.
Publicado
2019-05-31
Como Citar
Souza, A., & Mendonça, A. (2019). Design thinking na publicidade. Comunicação & Educação, 24(1), 30-43. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p30-43