Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino

  • Allyson Carvalho de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Marcio Romeu Ribas de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Antonio Fernandes de Souza Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Palavras-chave: mediação, narrativa, comunicação, formação continuada, educação física

Resumo

A dinâmica social contemporânea, marcada por aceleradas trocas simbólicas em suportes multilinguagens, tem requerido urgentemente novos processos de ensino-aprendizagem. Objetivamos deste relato de experiência refletir sobre o processo de formação continuada de professores de Educação Física na cidade do Natal (RN) ao acionar conceitos que migram do campo comunicacional, mas que implicam em novas formas de ensinar. A descrição é tributária de uma pesquisa-ação e tem base na observação sistemática dos encontros de formação continuada em 2016. Ao resgatar os conceitos de narrativa e comunicação, além do processo de mediação, observamos que os professores demonstram reconhecer e refletir tais conceitos na medida em que estes são problematizados em práticas pedagógicas possíveis de serem experimentadas no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allyson Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFRN). Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

Marcio Romeu Ribas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFRN). Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

Antonio Fernandes de Souza Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da rede pública municipal de Ceará-Mirim (RN). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília, DF: Líber Livro, 2007.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação? Campinas: Autores Associados, 2001.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. p. 197-221.
BIANCHI, Paula. Formação em mídia-educação (física): ações colaborativas na rede municipal de Florianópolis/Santa Catarina. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
FATIN, Monica. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
GUTIÉRREZ, Francisco. Linguagem total: uma pedagogia dos meios de comunicação. São Paulo: Summus, 1978.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. Tradução de Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Dafne Melo. São Paulo: Contexto, 2014.
MELO, José Pereira; BORBA, Sandra (org.) Caderno informativo do Paideia: a importância do ensino de Arte e Educação Física na escola. Natal: Paideia, 2006.
MENDES, Diego de Sousa. Luz, câmera e pesquisa-ação: uma inserção na mídia-educação na educação continuada de professores de educação física. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
PASSARELLI, Brasilina; JUNQUEIRA, Antonio Helio; ANGELUCI, Alan César Belo. Digital natives in Brazil and their behavior in front of the screens. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 159-178, 2014.
PIRES, Giovani De Lorenzi et al. A pesquisa em Educação Física e mídia: pioneirismo, contribuições e críticas ao “Grupo de Santa Maria”. Movimento, Porto Alegre, v. 14, n. 3, p. 33-52, 2008.
PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis… relações construídas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 43-57, 2006.
SOARES, Ismar de Oliveira. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 23, p. 16-25, 30, 2002.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOUZA JUNIOR, Antonio Fernandes de. Os docentes de educação física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada. Dissertação. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Publicado
2019-05-31
Como Citar
Araújo, A., Oliveira, M. R., & Souza Júnior, A. (2019). Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino. Comunicação & Educação, 24(1), 141-153. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p141-153