Oficina de fanzine

práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência

  • Gabriella Zauith Casa da Ciência. Hemocentro de Ribeirão Preto
  • Ângelo Rogério Davanço
  • Marisa Ramos Barbieri Casa da Ciência
Palavras-chave: educomunicação, fanzine, Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, Adote um Cientista, ensino fundamental e médio

Resumo

A prática educomunicativa visa ampliar a expressão comunicativa de jovens. O objetivo do presente artigo é apresentar resultados da oficina de fanzine da Casa da Ciência, como uma prática educomunicativa. A produção de fanzines foi realizada por meio de oficinas ministradas por jornalistas, durante os anos de 2017 e 2018, como complemento às atividades do Adote um Cientista, programa com alunos do ensino fundamental e médio. Foram produzidos mais de cem fanzines, com tema baseados em palestras e grupos de iniciação científica. Os alunos tiveram oportunidade de desenvolver habilidades, dentre elas o planejamento, envolvendo escolha de temas, produção de textos, ilustrações e finalização. Como resultado, os alunos se tornaram autores de textos e ilustrações, evidenciando aprendizagem de conceitos científicos e de formas de compartilhar conhecimento numa linguagem adequada ao público em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriella Zauith, Casa da Ciência. Hemocentro de Ribeirão Preto

Casa da Ciência – Hemocentro de Ribeirão Preto/SP. Doutora em educação, formada em jornalismo e pedagogia, e professora universitária.

Ângelo Rogério Davanço

Jornalista com especialização em Linguagens Midiáticas. Editor do zine A Falecida, de Ribeirão Preto/SP.

Marisa Ramos Barbieri, Casa da Ciência

Coordenadora da Casa da Ciência. Professora aposentada colaboradora da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BEZERRA, Júlio César Oliveira; OLIVEIRA, Thascilla Emanuelly da Silva;
ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de. Fanzine como ferramenta pedagógica educomunicativa. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO
NORDESTE, 19., 2017, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: Estácio FIC, 2017. p. 1-10.
DAVANÇO, Angelo. Faça Zine: o mundo criativo dos fanzines. Ribeirão Preto: Casa da Ciência, 2017. 1 vídeo (28 min). Publicado pelo canal Casa da Ciência. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dg4jSl3tSSg&list=PLDDdpAkj09-S7vuIMMI273MdpnNYz8GIG&index=49. Acesso em: 20 jun. 2018.
MAGALHÃES, Henrique. O rebuliço apaixonante dos fanzines. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2003.
MAGALHÃES, Henrique. A nova onda dos fanzines. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2004.
MAGALHÃES, Henrique. A mutação radical dos fanzines. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2005.
MORENO, Ana Carolina. Brasil cai em ranking mundial de educação em ciências, leitura e matemática. G1 Educação, São Paulo, 6 dez. 2016. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-cai-emranking-mundial-de-educacao-em-ciencias-leitura-e-matematica.ghtml. Acesso em: 19 jun. 2018.
NEGRI, Ana Camilla. Quarenta anos de fanzine no Brasil: o pioneirismo de Edson Rontani. In: ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM, 5., 2005, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UERJ, 2005.
PAUDA, Jucimara. Angelo Davanço semeia o amor pelo Fanzine há 26 anos. Blog Livro Sem Frescura, [s.l.], 1º jun. 2017. Disponível em: http://blogs.acidadeon.com/blogs/livrosemfrescura/2017/06/01/angelo-davancosemeia-
o-amor-pelo-fanzine-ha-26-anos/. Acesso em: 20 maio 2018
SANTOS, Roberto Elísio dos; SANTOS, José Luiz dos. Educomunicação: histórias em quadrinhos no ensino de Artes. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 31-42, 2017.
SANTOS, Rosemary Conceição dos; BARBIERI, Marisa Ramos; SANCHEZ, Roberto Galetti. Alfabetização científica e iniciação científica: da assimilação de conceitos ao comportamento científico. RBPG, Brasília, DF, v. 14, 2017.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 19, p. 12-24, 2000.
TRIGO, Fernando Rossi; PRADO, Flávia Fulukava do; PERTICARRARI, André;
BARBIERI, Marisa Ramos. Memória e divulgação: ações educacionais da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto na difusão do conhecimento. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 8, n. 2, p. 91-102, 2017.
ZAUITH, Gabriella. Escrevendo e aprendendo. Casa da Ciência, Ribeirão Preto, 13 abr. 2017. Disponível em: http://www.casadaciencia.com.br/escrevendo-eaprendendo/. Acesso em: 20 maio 2018.
Publicado
2019-05-31
Como Citar
Zauith, G., Davanço, Ângelo, & Barbieri, M. (2019). Oficina de fanzine. Comunicação & Educação, 24(1), 56-68. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p56-68