As condições de sustentabilidade, a organização e os efeitos do midiativismo no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p80-92

Palavras-chave:

Midiativismo , Comunicação alternativa, Comunicação independente

Resumo

Este artigo é o segundo de uma trilogia sobre midiativismo. No primeiro, recentemente publicado, são abordadas as origens e as condições sociais para formação de seus coletivos; no terceiro, será retratada a ideologia dos mesmos. Neste, o foco está centrado no funcionamento de tais grupos e em como enfrentam as dificuldades do ativismo e da luta pelos direitos humanos, o enfraquecimento das manifestações populares e a hegemonia da mídia corporativa. As redes de cooperação formadas entre os midiativistas, a busca por recursos para sustentabilidade e as disputas entre os grupos são considerados aspectos centrais para a compreensão do fenômeno do midiativismo e evidenciam sua influência na transformação nos modos hegemônicos de fazer audiovisual.

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Biografia do Autor

  • Elis Carneiro Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Graduanda em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Uerj

    Bolsista de iniciação científica pelo Laboratório de Comunicação Dialógica da FCS/UERJ

  • Barbara Bandini, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Uerj

    Colaboradora do Laboratório de Comunicação Dialógica da Uerj

    Bolsista de Extensão no projeto Cerâmica Viva - Instituto de Artes da Uerj 

     

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

As condições de sustentabilidade, a organização e os efeitos do midiativismo no Rio de Janeiro . (2020). Comunicação & Educação, 25(1), 80-92. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p80-92