A formação do educomunicador

desafios de uma nova profissão no contexto das transformações do mundo do trabalho

Autores

  • Roseli Fígaro Universidade de São Paulo
  • Claudemir Edson Viana Universidade de São Paulo
  • Maria Cristina Palma Mungioli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p26-37

Palavras-chave:

educomunicação, mundo do trabalho, tecnologias digitais, formação em educomunicação

Resumo

Este artigo discute a Educomunicação como perspectiva formativa e competência necessária para o enfrentamento dos desafios contemporâneos em meio às transformações recentes no mundo do trabalho. O profissional de Educomunicação é formado para buscar de forma criativa as oportunidades de promoção das práticas comunicacionais com intenção educativa, de maneira crítica e com potencial transformador. Com esse objetivo, o artigo está estruturado em dois eixos: (1) o diagnóstico sobre as transformações no mundo do trabalho no contexto digital e suas implicações na formação profissional; (2) a proposta da licenciatura em Educomunicação como formação capaz de oferecer perspectivas de trabalho para um novo profissional que poderá contribuir para a educação das novas gerações.

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Biografia do Autor

Roseli Fígaro, Universidade de São Paulo

Professora livre-docente do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e editora da Revista Comunicação & Educação.

Claudemir Edson Viana, Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Maria Cristina Palma Mungioli, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Fígaro, R., Viana, C. E., & Mungioli, M. C. P. (2019). A formação do educomunicador: desafios de uma nova profissão no contexto das transformações do mundo do trabalho. Comunicação & Educação, 24(2), 26-37. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p26-37