Podcasts sobre Covid-19: o projeto #MDDFcontraocorona

Autores

  • Alan César Belo Angeluci Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Beatrice Bonami Rosa Universidade de São Paulo
  • Brasilina Passarelli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p186-199

Palavras-chave:

Covid-19, Comunicação e educação, Literacias de mídia e informação, Podcasts, Pesquisa etnográfica

Resumo

Neste artigo relatamos a experiência do projeto “#MDDFcontraocorona”, uma ação de educação com os meios de comunicação digital em comunidades vulneráveis do ABC paulista. Formamos um comitê com moradores de favelas e especialistas em educação e comunicação e, por meio de um processo colaborativo de projeto, produção e distribuição, totalmente virtual e digital, foram produzidos seis podcasts (programas de áudio) educativos sobre prevenção à Covid-19 direcionados à realidade de isolamento social e desinformação nas favelas. Entrevistas realizadas com os moradores nos permitiram avaliar nuances na promoção de mudanças no conhecimento, habilidades, atitudes e sociabilidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AHMAD, Nauman. The Impact of Audio Podcasting as A Micro-Learning Tool on Co-Education. E-Leader International Journal, Fort Lee, NJ, v. 12, n. 1, p. 1-7, 2017.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN Editora, 2018.

CORBURN, Jason et al. Slum health: arresting Covid-19 and improving wellbeing in urban informal settlements. Journal of Urban Health, Amsterdam, v. 97, n. 3, p. 348-357, 2020.

DENALDI, Rosana et al. Urbanização de favelas na Região do ABC no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento-Urbanização de Assentamentos Precários. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 18, n. 35, p. 101-118, 2016.

HABERMAS, Jürgen. The Theory of Communication Action. London: Heinemann, 1985.

KAPLÚN, Mario. Producción de Programas de Radio: el guión – la realización. Ciudad de México: Cromocolor, 1994.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012; Bauru: Edusc, 2012.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. São Paulo: Editora 34, 2015.

PARKER, Geoffrey G.; VAN ALSTYNE, Marshall W.; CHOUDARY, Sangeet Paul. Platform revolution. New York: W. W. Norton & Company, 2016.

PASSARELLI, Brasilina. Interfaces Digitais na Educação: @lucin[ações] consentidas. São Paulo: Editora Senac, 2007.

PASSARELLI, Brasilina; ANGELUCI, Alan César Belo. Conectividade contínua e acesso móvel à informação digital: jovens brasileiros em perspectiva. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 2, p. 197-208, 2018.

SAPOPEMBA, NA ZONA LESTE DE SP, LIDERA RANKING DE BAIRROS COM MAIS MORTES POR Covid-19. G1 SP, São Paulo, 22 jun. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/06/22/

sapopemba-na-zona-leste-de-sp-lidera-ranking-de-bairros-com-mais-mortespor-covid-19.ghtml Acesso em: 4 out. 2020.

TIWANA, Amrit. Platform ecosystems: aligning architecture, governance, and strategy. Waltham, MA: Morgan Kaufmann, 2014.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The Platform Society. Oxford: Oxford University Press, 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Podcasts sobre Covid-19: o projeto #MDDFcontraocorona. (2020). Comunicação & Educação, 25(1), 186-199. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p186-199