Estudos de recepção para a crítica da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i17p37-42Palavras-chave:
mediações, escola, estudos de recepção, cultura, sujeitoResumo
A autora propõe pensar a comunicação a partir da recepção para entender melhor o papel dos meios de comunicação na vida da sociedade contemporânea, como eles atuam no cotidiano dos grupos sociais, nas diferentes comunidades e culturas, deixando também de lado a oposição emissor todo-poderoso versus receptor passivo ou, por outro lado, emissor neutro versus receptor/consumidor todo-poderoso. Critica as posturas que se revelam ao mesmo tempo apocalíticas e integradas na análise do poder dos meios de comunicação e defende a quebra da eficácia informacional pelo resgate da cultura, pela democratização da posse dos veículos de comunicação. Aborda a comunicação como processo de mediações sociais e culturais. Conclui situando a escola como mediadora social, principalmente em relação aos meios de comunicação, o que lhe confere grande importância no processo de recepção.
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