Imagens da guerra: do horror à sedução

Autores

  • Marta Gouveia de Oliveira Rovai

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i17p43-48

Palavras-chave:

História, mídia, presentismo, espetáculo, guerra, sedução

Resumo

A autora procura mostrar como as guerras, especialmente as atuais, como a de Kosovo, são apresentadas ao público pelos meios de comunicação. Analisa os recursos utilizados para envolver o espectador e levá-lo à armadilha do presentismo, expressão criada por Hobsbawn para designar o processo pelo qual imagens fragmentadas e repetitivas "formulam" a explicação dos problemas. Entrando no espaço educativo, critica a forma como esse processo é trabalhado em sala de aula, concluindo que, em lugar da participação virtual como se as imagens da guerra fossem um jogo de videogame, é necessária a identificação de sujeitos e intenções, e a compreensão do conjunto de relações sociais e políticas nas quais estamos inseridos, sendo informados e formados para também interferir e formar o mundo.



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Publicado

2000-04-30

Como Citar

Imagens da guerra: do horror à sedução. (2000). Comunicação & Educação, 17, 43-48. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i17p43-48