Endereços úteis na internet

Autores

  • O Editor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i17p133-135

Resumo

http://www.usp.br

 

Este é o endereço do novo portal da USP. Inaugurado em abril de 2001, o Portal da USP foi projetado para ser a porta de entrada da Universidade. Assim, oferece, via internet, por meio de diversos mecanismos, acesso a todas as informações da USP: infra-estrutura, cursos, convênios e toda a produção gerada pelas inúmeras atividades acadêmicas desenvolvidas pela instituição. O Portal, mantido pela USPonline, se apresenta em três versões: português, espanhol e inglês, o que facilita o acesso de estrangeiros. Os serviços e produtos também estão acessíveis aos portadores de deficiência visual através de um sintetizador de voz que pode ser instalado a partir de um download. No site há ainda notícias sobre seminários, palestras e atividades de cultura e extensão de todos os campi.

 

http://www.prossiga.cnpq.br

 

Este é o endereço do Programa de Informação e Comunicação para a Pesquisa (Prossiga) do Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia - CNPq. É um site que abriga diversas bibliotecas virtuais, informações sobre fomento à ciência e tecnologia, sobre o mercado de trabalho e sobre produção científica. Há também a Escola Virtual Prossiga e um Boletim virtual com fatos, dados e notícias sobre as diferentes áreas do conhecimento. No link Bibliotecas virtuais podemos encontrar: biblioteca virtual Anísio Teixeira, biblioteca virtual Gilberto Freire, biblioteca virtual Carlos Chagas, biblioteca virtual Leite Lopes, biblioteca jurídica virtual, biblioteca virtual de economia, biblioteca virtual de educação a distância, entre outras.

 

http://www.prossiga.br/anisioteixeira

 

Este site permite várias entradas. A tradicional, a partir de links temáticos, e a navegação através do link Visita guiada. Aí uma Maria Fumaça nos conduz por uma viagem através da vida e obra do Professor Anísio Teixeira. Nascido em Caitité - BA (1900-1971), ocupou durante a segunda metade da década de 20 o cargo de Inspetor Geral de Ensino da Bahia. Em 1924, publicou seu primeiro artigo sobre Educação: A propósito da escola pública - ao qual a página dá acesso para leitura. Anísio Teixeira transformou sua proposta de Reforma do Ensino baiano na Lei 1846 de 14/08/1925, em que esboça seus pontos de vista sobre a defesa do Ensino Integral, ou seja, que desperte o desenvolvimento moral, intelectual, cívico e de ação nos alunos. Através do site pode-se ainda conhecer a infância e a juventude do professor Anísio Teixeira, a Reforma Educacional no antigo Distrito Federal, sua defesa da Educação Pública, o período em que esteve no exílio e depois na Unesco. Anísio Teixeira tem uma obra extensa, escreveu e traduziu diversos livros e foi o criador do movimento Escola Nova.

 

http://www.chateauversailles.com

 

É o endereço virtual do Palácio de Versalhes, na vila de Versalhes, Paris, França. O velho Palácio de Versalhes foi construído como residência de caça do rei Luís XIII, em 1623. O rei Luís XIV reformulou-o totalmente e para lá a corte francesa mudou-se em 1682. Foi reformado também durante o reinado de Luís XV. Abrigou a residência de diversos presidentes da República francesa até que Jaques Chirac abriu-o à visitação pública. O site permite navegar pelos salões do palácio, pelas galerias, pelo quarto do rei e da rainha, admirar sua rica arquitetura, móveis e obras de arte. Além de proporcionar uma bela imagem de seus fantásticos jardins.

 

 http://www.edutecnet.com.br

 

O endereço da Rede de Tecnologia na Educação - Edutecnet - permite conhecer mais de perto o debate sobre as novas tecnologias no espaço pedagógico. Oferece um leque amplo de alternativas para pesquisa, leitura, serviços. Traz também extratos de palestras, entrevistas, e um chat para discussão sobre o tema.

 

http://www.itaucultural.org.br

 

Este endereço oferece uma variedade grande de rotas de navegação. Você pode consultar, on line, um banco de imagens e textos de obras de artes plásticas brasileiras; percorrer as diferentes exposições abrigadas pelo Itaú Cultural; conhecer o acervo, as instituições conveniadas, os projetos on line, a programação do mês e ter acesso ao boletim semanal Sala de Imprensa.

 

http://www.oficinainforma.com.br

Este é o endereço do Oficina Informa. Um jornal eletrônico que faz parte do projeto que tem como objetivo reconstruir a imprensa popular no Brasil. Conta com a participação de jornalistas experientes, tarimbados pelo exercício do jornalismo investigativo e que participaram de equipes que fizeram importantes jornais da imprensa alternativa brasileira, tais como Opinião, Movimento, Retrato do Brasil e Atenção. Oficina Informa tem edição diária com as seguintes editorias: Ponto de vista, Fatos do mundo e Fatos do Brasil. Abriga ainda a Revista Reportagem, outra iniciativa do projeto, que pretende editar uma grande reportagem todo mês.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2000-04-30

Como Citar