Influências socioculturais na escolaridade de conscritos

Autores

  • Leris S. B. Haeffner Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Inês F. Miranda Universidade Federal de Rondônia
  • Carlos H. F. Tavares Universidade Federal de Alagoas
  • Marisa R. Barbieri Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Heloísa Bettiol Universidade de São Paulo / Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Marco Antônio Barbieri Universidade de São Paulo / Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i18p41-50

Palavras-chave:

conscritos, pais, coorte, escolaridade, evasão escolar, Ribeirão Preto, saúde

Resumo

O artigo descreve uma pesquisa desenvolvida pelos autores, em Ribeirão Preto, com o objetivo de comparar a escolaridade dos pais e dos conscritos pertencentes à coorte (população) de recém-nascidos na cidade entre 1.978/1.979 e de avaliar a relação da condição socioeconômico-cultural das famílias no desenvolvimento escolar dos filhos. Dos meninos da coorte, 2.847 foram localizados no serviço militar e 1.336 foram entrevistados. Observou-se que o ensino fundamental foi concluído por 60,6% dos conscritos e por 47,1% dos pais. O grupo classificado como classe pobre/média baixa, nomeado de P pela pesquisa, apresentou menor escolaridade, mais utilização da escola pública e do turno noturno. Os autores concluíram que os filhos alcançaram nível de escolaridade superior ao de seus pais (61,8%) e mães (58,0%). Também foi constatado que o acesso à escola melhorou. O problema da evasão escolar, no entanto, continua sério. Mas o fator trabalho não é o único, nem o mais expressivo, responsável por este abandono.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2000-09-30

Como Citar

Influências socioculturais na escolaridade de conscritos. (2000). Comunicação & Educação, 18, 41-50. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i18p41-50