Cinema nacional: táticas para um tempo sem estratégias

Autores

  • Ismail Xavier Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i18p81-86

Palavras-chave:

cinema brasileiro, Lei do Audiovisual, diversidade, cinema novo, cultura de massa, gêneros

Resumo

O autor analisa a filmografia que emerge no Brasil a partir, principalmente, de 1995, destacando a variedade de estilos e de temas. A diversidade caracteriza essa produção que não está preocupada em proclamar rupturas com a produção anterior. Pode-se afirmar, segundo o autor, que essa filmografia guarda certa continuidade temática com o passado, trabalhando sobre chaves estéticas diferentes. Os cineastas têm buscado, na atualidade, a composição de histórias que tematizam o diálogo com a ficção mais popular: o melodrama, o filme noir, a chanchada, o thriller. O autor afirma, ainda, que essa produção cinematográfica esboça uma dramaturgia que convive com o cenário de insegurança da atualidade, inclusive com a instabilidade de sua própria sobrevivência, devido às incertezas da política cultural no país.


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Publicado

2000-09-30

Como Citar

Cinema nacional: táticas para um tempo sem estratégias. (2000). Comunicação & Educação, 18, 81-86. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i18p81-86