Endereços úteis na internet

Autores

  • O Editor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i22p124-125

Resumo

 

www.andi.org.br

 

Este é o endereço da Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI na internet. A ANDI tem como objetivo principal contribuir para a construção de uma cultura, junto aos meios de comunicação, que defenda os direitos da criança e do adolescente. O site disponibiliza diversos serviços relacionados às notícias sobre a defesa dos direitos da criança e do adolescente, tais como: clipping diário, com análise das notícias veiculadas nos meios de comunicação a respeito do tema; resumo das principais matérias de relevância social publicadas em meios destinados aos jovens, como o Folhateen, da Folha de S. Paulo e ZAP! de O Estado de S. Paulo. Há também sugestões para pautas, temas para pesquisa e fontes de consulta para jornalistas interessados em abordar as diferentes temáticas relacionadas à criança e ao adolescente, além de artigos publicados por jornalistas que tratam de assuntos relativos aos direitos do adolescente e que participam do projeto Jornalista Amigo da Criança.

 

www.usp.br/iea

 

O Instituto de Estudos avançados da USP – IEA foi criado em 1986 com o objetivo de promover discussões acerca de assuntos ligados à ciência e à cultura. A participação nas atividades em que organiza é aberta a pesquisadores e profissionais com projetos relacionados aos temas de trabalho do IEA. Toda a produção de textos e documentos está catalogada e disponível para consulta na homepage do Instituto, como por exemplo, a Coleção de Documentos e a Revista dos Estudos Avançados. No site também há links para diversas universidades do Brasil e exterior, associações e sociedades científicas, serviços de documentação e links com instituições de apoio à pesquisa. Os eventos públicos – palestras, seminários e debates – do IEA também são divulgados pelo site.

 

www.instituto-camoes.pt/cvc/camoes/index.html

 

Este é o site do Centro Virtual Camões. Sua página permite uma viagem pela história do grande poeta português Luís de Camões (1524-1580). Permite também, através de diversos links, o acesso a artigos sobre Lingüística do Português, cultura portuguesa; Exposições virtuais - A arte do azulejo em Portugal, provérbios portugueses, conto do mês, poema da semana, excursões virtuais etc.

 

Há ainda um link com o site do Ano Europeu das Línguas – 2001, que tem como objetivo "celebrar a diversidade lingüística e cultual da Europa e promover a aprendizagem de línguas". Por este mesmo endereço também se chega ao Instituto Camões, que proporciona ao navegante uma gama bastante plural de informações sobre a cultura e a língua portuguesa no mundo. Traz contribuições e orientações a estudantes e profissionais interessados no intercâmbio com países e os centros de estudos de língua portuguesa, principalmente em Portugal. Há ainda links temáticos sobre poetas, filosofia e arte em língua portuguesa. Inclusive um link que permite ao internauta acessar a íntegra de Os Lusíadas.

 

www.bn.br

  

Este é o site da Biblioteca Nacional. A biblioteca criou uma biblioteca virtual com um catálogo on-line, com as obras de seu acervo; acervo digital, com obras literárias e musicais – poemas, romances, biografias e músicas digitalizadas –, que podem ser adquiridas gratuitamente através de download; e exposições virtuais. Ao internauta também é permitido conhecer o prédio da biblioteca através de um passeio virtual. O site possui links com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER – e com o Programa de Formação Continuada. Também permite acesso a diversos museus – como o Villa-Lobos e o Museu Imperial – e fundações, como a Casa Rui Barbosa. O site também contém informações úteis sobre a estrutura da própria Biblioteca Nacional e do sistema de Bibliotecas Públicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2001-12-30

Como Citar