Endereços úteis na internet

Autores

  • O Editor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i24p120-122

Resumo

http://www.aucuba.org.br

 

Este é o endereço da ONG Auçuba (Auçuba é uma palavra indígena que quer dizer grande bom sentimento) constituída em 1989, em Pernambuco. A organização oferece formação a jovens através de acesso à informação e tecnologia. Para tanto, desenvolve os programas Canal Auçuba e Só para fazer mídia. O Canal Auçuba trata das várias linguagens da comunicação através dos projetos Escola de Vídeo, Escola de Fanzine, Incubadora e Comunicação e Educação. O Comunicação e Educação visa à capacitação de educadores no uso das novas tecnologias na educação. Os outros três trabalham diretamente com a formação de jovens. O programa Só para fazer mídia busca complementar a formação de profissionais da área de comunicação, além de conscientizá-los da importância e da força de mobilização que tem a mídia. Para que seja possível o desenvolvimento de tais programas, a ONG conta com parcerias importantes, além de recursos vindos da prestação de serviços por sua produtora de vídeo.

 

http://www.tarsiladoamaral.com.br

 

No ano em que se comemoram 80 anos da Semana de Arte Moderna, este site é uma ótima homenagem a uma das articuladoras do movimento modernista. A administração do site é feita pela família de Tarsila. O projeto gráfico do site é moderno e belo, fazendo alusões a quadros como Manacá (1927) e Abaporu (1928). Navegando pela página, encontramos a galeria com todas as suas obras, que pode ser visitada tanto por ordem alfabética quanto por ordem cronológica. Além disso, há uma breve biografia desta paulista. Agenda de exposições e notícias relacionadas à pintura também são disponibilizadas no site. No link sala de visitas, pode-se ter acesso a trechos de artigos e cartas que falam sobre Tarsila do Amaral, curiosidades de sua vida e obra, além de releituras do próprio site.

 

http://www.observatoriodaimprensa.com.br

 

Esta é a página da versão on line do Observatório da Imprensa, uma entidade que acompanha e avalia o desempenho da mídia brasileira, estabelecendo um debate que identifica o cunho ideológico das coberturas. O projeto foi idealizado pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo - Labjor da Unicamp. O Labjor promove atividades de formação, treinamento e consultoria nos campos profissional e empresarial, acompanhando as relações entre emissores e receptores através do Observatório. O Observatório tem um periódico semanal que traz assuntos que estão na pauta da mídia jornalística. O Netbanca funciona como uma banca de serviços para quem precisa pesquisar em publicações na Internet, tais como guias nacionais e internacionais e outros relacionados a atividades jornalísticas. Há ainda diversos endereços comentados semanalmente pelo Observatório e uma coleção de links, com o arquivo dos sites já comentados em edições anteriores. Através do Observatório na TV, também é possível assistir aos debates veiculados pela TV Educativa, transmitidos em conexão com a TV Cultura de São Paulo.

 

http://www.pitoresco.com.br

Cézanne, Goya, Dali. Estes são apenas alguns dos artistas prestigiados através desta página, dedicada aos amantes e curiosos de arte. O Pitoresco é um site repleto de informações sobre "a arte dos grandes mestres". No link com pinturas do Brasil, pode-se acessar dados (biografia e obras) dos pintores através de um guia cronológico, de um índice remissivo e também por estado de origem do pintor. Há ainda destaques para a história da arte brasileira no período que vai de 1816, época em que artistas vieram para o Brasil requisitados por D. João VI, até 1916, período anterior à Semana de Arte Moderna.
A arte portuguesa recebe um olhar especial e é tratada separadamente da pintura universal. Ambas disponibilizam suas informações através de índice cronológico, dividido em movimentos. Há uma breve biografia dos artistas e comentários sobre algumas de suas obras. Referências a obras de artistas ibero-americanos e japoneses podem ser encontradas no site.
O espaço não é inteiramente dos pintores. Aleijadinho e Brecheret são apenas uma amostra dentre a lista de escultores brasileiros citados no link sobre Escultura, que cita ainda Donatello e Rodin. Os visitantes ainda dispõem de um link com a agenda de exposições em todo o país e links com sites de busca.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2002-08-30

Como Citar