Emoções e sentimentos: polêmicas sobre o ensino de arte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i25p36-44Palavras-chave:
ensino, arte, expressão, sentimento, emoção, arteeducaçãoResumo
O artigo discute a idéia de arte coma 'expressão de sentimentos e emoções', partindo da constatação de que ela ainda é comum, quase um estereótipo, entre professores e professoras de arte. Os termos dessa idéia (arte - expressão - sentimento - emoção) são focos de uma reflexão que aponta alguns riscos da noção de arte como expressão e, principalmente, de arte como expressão de sentimentos e emoções. Sem negar a expressividade na arte ou as possibilidades de que emoções e sentimentos passam estar 'expressos' na arte, o artigo chama a atenção para a parcialidade, mutabilidade, contextualidade e historicidade da idéia em questão. Estes pontos são sugeridos como importantes para revisar a idéia de arte como expressão de sentimentos e emoções', relativizando e redimensionando sua funç5o no ensino de arte.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.