Emoções e sentimentos: polêmicas sobre o ensino de arte

Autores

  • Irene Tourinho Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i25p36-44

Palavras-chave:

ensino, arte, expressão, sentimento, emoção, arteeducação

Resumo

O artigo discute a idéia de arte coma 'expressão de sentimentos e emoções', partindo da constatação de que ela ainda é comum, quase um estereótipo, entre professores e professoras de arte. Os termos dessa idéia (arte - expressão - sentimento - emoção) são focos de uma reflexão que aponta alguns riscos da noção de arte como expressão e, principalmente, de arte como expressão de sentimentos e emoções. Sem negar a expressividade na arte ou as possibilidades de que emoções e sentimentos passam estar 'expressos' na arte, o artigo chama a atenção para a parcialidade, mutabilidade, contextualidade e historicidade da idéia em questão. Estes pontos são sugeridos como importantes para revisar a idéia de arte como expressão de sentimentos e emoções', relativizando e redimensionando sua funç5o no ensino de arte. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2002-12-30

Como Citar

Emoções e sentimentos: polêmicas sobre o ensino de arte. (2002). Comunicação & Educação, 25, 36-44. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i25p36-44