Tecnologia digital: perspectivas mundiais

Autores

  • Lorenzo Vilches Universidade Autônoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i26p43-61

Palavras-chave:

tecnologia digital, Ciências da Comunicação, sociedade virtual, comunidade virtual, Internet

Resumo

O artigo chama a atenção do leitor para as transformações que estão em curso na sociedade contemporânea, principalmente, devido as interações com as novas tecnologias. Tais transformações resultam já em mudanças nas profissões e no perfil dos profissionais da área de comunicação, a medida que a integração entre as mídias dinamiza os processos dali provenientes. O autor também diferencia os conceitos de comunidade virtual do de sociedade virtual, destacando está última como aquela que se caracteriza pelos usos sociais da Internet e das redes de comunicação, enquanto as comunidades virtuais são redes fechadas e autosuficientes. Nesse sentido, destaca a importância da compreensão da mediação tecnológica e da mediação da experiência na reflexão sobre as perspectivas que se abrem para as Ciências da Comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lorenzo Vilches, Universidade Autônoma de Barcelona
    Diretor do Master de Escritura para TV e cinema da Faculdade de Ciências da Comunicação, Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).

Downloads

Publicado

2003-04-30

Como Citar

Tecnologia digital: perspectivas mundiais. (2003). Comunicação & Educação, 26, 43-61. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i26p43-61