Jogos na web e o ensino da história da arte

Autores

  • Tania Callegaro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p15-21

Palavras-chave:

ensino da arte, internet, jogos, fluxo informacional, gestos críticos, poética da experimentação

Resumo

Este artigo aborda algumas questões surgidas durante uma ação educativa24 que integrou o ensino da arte visual na internet com os jogos na web. Destacamos algumas delas: em que contexto os atuais jogos on-line se situam? É a internet um espaço apropriado para ensinar todos os estilos e períodos da história da arte visual?Quais as possibilidades desses jogos para ensinar a história das artes visuais? Para nos aproximar destas questões, analisamos algumas propostas em forma de jogos presentes nos sites de museus e galerias, das associações de arte e de educação. Construímos nossa análise fundamentados em alguns autores das áreas da comunicação, da sociologia, da história e do ensino da arte, nos depoimentos e nas obras de artistas da internet e no deslocamento dinâmico que ocorre entre o produto artístico, a mídia, o receptor e o artista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tania Callegaro
    Arte-educadora. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Docente no curso de Comunicação Social dos Salesianos – Liceu Coração de Jesus/SP.E-mail: tcallegaro@cebinet.com.br

Downloads

Publicado

2005-04-30

Como Citar

Jogos na web e o ensino da história da arte. (2005). Comunicação & Educação, 10(1), 15-21. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p15-21