As múltiplas imagens do cientista no cinema

Autores

  • Lacy Barca

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p31-39

Palavras-chave:

cientistas, cinema, linguagem cinematográfica, influência, entendimento

Resumo

O artigo destaca o uso da linguagem cinematográfica para a formação da figura do cientista no imaginário das pessoas. Mostra que já na primeira obra lançada no cinema em 1902, Le Voyage dans la Lune – Viagem à Lua, do francês Georges Méliès, aparecem as primeiras representações distorcidas sobre os cientistas. A autora, através de uma amostra de filmes, demonstra a diversidade de papéis que o cientista representou no cinema ao longo de um século. Apresenta também algumas pesquisas que analisaram a extensão da influência que esses filmes tiveram no entendimento do público sobre a ciência e como ajudaram a construir as representações da sociedade sobre os cientistas. 

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Biografia do Autor

  • Lacy Barca
    Jornalista, doutoranda do Departamento de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, área de concentração em Educação, Difusão e Gestão em Biociências.E-mail: lacy.barca@tvglobo.com.br

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Publicado

2005-04-30

Como Citar

As múltiplas imagens do cientista no cinema. (2005). Comunicação & Educação, 10(1), 31-39. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p31-39