Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?

Autores

  • Adriana Maricato de Souza

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p97-107

Palavras-chave:

produção de vídeo, alfabetização audiovisual, cultura midiática, narrativas audiovisuais na escola pública

Resumo

O texto relata experiência em alfabetização audiovisual através da realização de oficinas de vídeo com adolescentes e professores de escolas municipais da Zona Leste de São Paulo. Os participantes passam por todas as funções básicas da produção em vídeo – roteiro, produção, câmera, entrevista, interpretação. Ao fazer narrativas audiovisuais, eles compreendem os elementos fundamentais da linguagem audiovisual e expressam seu próprio universo cultural. A oficina alfabetiza ao desmistificar equipamentos e estimular seu uso, revelando os recursos da linguagem audiovisual e resgatando o repertório passivo dos participantes. Produzir discursos com qualidade é a chave de uma dinâmica pedagógica transformadora. Os vídeos produzidos mostram um universoescolar muito diferente das representações das emissoras de televisão, contrapondo imagens da escola pública aos estereótipos da TV. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Maricato de Souza
    Jornalista e Mestre pela ECA/USP.E-mail: adriana_maricato@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2005-04-30

Como Citar

Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?. (2005). Comunicação & Educação, 10(1), 97-107. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p97-107