O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero

Autores

  • Vera Helena Ferraz de Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cristiane Maia de Oliveira
  • Júlio Oliveira Braga

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p157-164

Palavras-chave:

gênero e sexualidade, cinema e educação, formação docente, subjetividade, identidades culturais

Resumo

O artigo aponta para o potencial de algumas obras cinematográficas como mediadoras na desnaturalização de questões de sexualidade e gênero. Elabora, ainda, uma reflexão sobre a pertinência e a contribuição deste tema para a formação docente. Com base nos estudos culturais, a análise destaca a importância do cinema para a construção das identidades culturais dos indivíduos. O exame de seqüências de três produções cinematográficas das décadas de 1960 e 1970 – Chuvas de Verão, de Cacá Diegues, Julieta dos Espíritos, de Federico Fellini, e Viver a vida, de Jean Luc Godard – colabora para a desconstrução de estereótipos e resgata a complexidade das questões de gênero e sexualidade. Como objeto de reflexão e análise por educadores, o cinema se mostra uma ferramenta capaz de alavancar transformações e ressignificações sobre a vida e os papéis sociais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vera Helena Ferraz de Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutora em Educação, pela Columbia University, e docente no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/NUTES, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.E-mail: verahfs@yahoo.com.br 
  • Cristiane Maia de Oliveira
    Mestra em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pelo NUTES/UFRJ (bolsista CAPES/MEC). E-mail: cristianemaia@ig.com.br
  • Júlio Oliveira Braga
    Bolsista de iniciação científica no NUTES/UFRJ, apoio PIBIC/SR2/UFRJ.E-mail: juliobraga@nce.ufrj.br

Downloads

Publicado

2005-08-30

Como Citar

O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero. (2005). Comunicação & Educação, 10(2), 157-164. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p157-164