O jornalismo de espírito público não pode ser "chapa-branca"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p227-232Palavras-chave:
comunicação, jornalismo, produção de notícia, ética, RadiobrásResumo
Baseado em documentos internos da Radiobrás para a orientação jornalística de suas equipes, este artigo – além de apresentar toda a estrutura de operação e os diversos serviços prestados pelos canais de comunicação da Radiobrás – discute as questões de valor e compromisso com o interlocutor, fundamentais aos processos responsáveis de comunicação, independentemente de sua esfera de produção: pública (financiada pelo governo) ou privada (financeiramente autônoma). A Radiobrás, como instituição pública de prestação de serviços, prima e garante a qualidade de sua produção editorial. Os jornalistas da casa não precisam recorrer a qualquer tipo de apelação mercadológica ou sensacionalismo para conquistar audiência. O jornalismo da Radiobrás tem foco no cidadão, e não no mercado. O tripé Cidadania, Estado e Governo sustenta a pauta da Radiobrás. A linguagem é trabalhada para que o cidadão entenda a notícia e perceba como aquele fato impacta e gera mudanças em sua vida.
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