O jornalismo de espírito público não pode ser "chapa-branca"

Autores

  • Eugênio Bucci

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p227-232

Palavras-chave:

comunicação, jornalismo, produção de notícia, ética, Radiobrás

Resumo

Baseado em documentos internos da Radiobrás para a orientação jornalística de suas equipes, este artigo – além de apresentar toda a estrutura de operação e os diversos serviços prestados pelos canais de comunicação da Radiobrás – discute as questões de valor e compromisso com o interlocutor, fundamentais aos processos responsáveis de comunicação, independentemente de sua esfera de produção: pública (financiada pelo governo) ou privada (financeiramente autônoma). A Radiobrás, como instituição pública de prestação de serviços, prima e garante a qualidade de sua produção editorial. Os jornalistas da casa não precisam recorrer a qualquer tipo de apelação mercadológica ou sensacionalismo para conquistar audiência. O jornalismo da Radiobrás tem foco no cidadão, e não no mercado. O tripé Cidadania, Estado e Governo sustenta a pauta da Radiobrás. A linguagem é trabalhada para que o cidadão entenda a notícia e perceba como aquele fato impacta e gera mudanças em sua vida.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eugênio Bucci
    Jornalista, doutor em Ciências da Comunicação, é presidente da Radiobrás. Colaboradores: Carlos Henrique Knapp, especialista em Comunicação, e Isadora Grespan, jornalista – profissionais que atuam na área de Comunicação da Radiobrás.E-mail: eugenio@radiobras.com.br

Downloads

Publicado

2005-08-30

Como Citar

O jornalismo de espírito público não pode ser "chapa-branca". (2005). Comunicação & Educação, 10(2), 227-232. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p227-232