Endereços úteis na internet

Autores

  • Patrícia Carla dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p247-248

Resumo

http://portal.prefeitura.sp.gov.br/
secretarias/cultura

Esta é a página na internet que a Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de São Paulo criou para disponibilizar um sistema de busca de livros em todas as bibliotecas municipais. O usuário tem diferentes opções de pesquisa. Por localidade, ele escolhe todas as bibliotecas da cidade ou seleciona as concentradas em uma região específica. Livros, artigos ou periódicos podem ser buscados por meio de índice alfabético, palavras-chave, autor, título ou assunto. Também há a opção de busca avançada, combinando todos os itens. No site existe ainda um catálogo com o endereço de todas as bibliotecas da cidade.

http://www.cienciaonline.org
Este website é voltado para a divulgação científica, promovendo a difusão cultural entre alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio. A página está dividida em seis áreas do conhecimento: astronomia, história da ciência, meio ambiente, meteorologia, geologia e saúde e biotecnologia. Traz curiosidades, agenda de eventos, cursos, notícias, entrevistas e links. Além disso, o visitante pode ler a revista Ciência On-line, com diversos artigos sobre tal tema. O portal disponibiliza sugestões de locais para visitar, entrevistas, notícias e curiosidades científicas, entre outras informações. Diariamente, o internauta pode encontrar uma imagem astronômica comentada por um astrônomo profissional. Isso é possível pela parceria entre o Instituto Ciênciaonline e a NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos). Vale a pena conferir!


http://www.cidec.futuro.usp.br/minicursos e
http://www.acessa.sp.gov.br
A Escola do Futuro da USP, com o programa estadual Acessa São Paulo, quer popularizar a educação a distância com minicursos de até cinco aulas pela internet. Segurança pessoal, preparação de currículo, prevenção à dengue, doces sem açúcar e até nó em gravata são alguns dos assuntos abordados em aulas de 15 minutos, sem custo. Há também indicações de sites ligados ao tema de interesse do navegante e livros relacionados.


http://www.pontoedu.com.br
Este é o endereço da agência de notícias PontoEDU, especializada em educação e principal referência na produção de noticiário sobre educação. Devido à cobertura diária que realiza acerca dos principais assuntos na área de educação e também coberturas especiais sobre vestibular, Provão e Enem, tornou-se responsável pelo fornecimento de matérias para os maiores portais virtuais do País.


http://museuvirtual.com.br
O Museu Virtual de Arte Brasileira, através de seu site, apresenta obras e informações de dezenas de artistas brasileiros e textos sobre a produção artística no País. Oferece ainda vídeos e jogos, como quebra-cabeças e jogos de memória, utilizando obras como pano de fundo. Com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Ministério da Cultura, o MVAB é uma referência cultural na internet, projetando-se como importante núcleo de informação e pesquisa.


http://www.comunismo.com.br
Este site contém textos radicais, clássicos, biografias, fóruns e tudo o que se refere ao pensamento "de esquerda". Mas não é só isso. Há dados sobre outras ideologias políticas como fascismo, capitalismo, anarquismo e socialismo, além de textos sobre as principais revoluções comunistas. Possui também um espaço de interação com o leitor por meio de enquete e fóruns de discussão. O internauta pode encontrar sugestões de livros e uma biblioteca multimídia, com fotos, vídeos e textos para download.

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen

O IBGE, Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, disponibiliza neste site conteúdo específico para jovens estudantes que buscam informações confiáveis para trabalhos e pesquisas escolares. Os resultados do Censo de 2000, por exemplo, são apresentados numa linguagem acessível ao público infantojuvenil. Há também textos interessantes sobre o efeito estufa e dicas de sobrevivência no caso de um acidente na mata, entre outras curiosidades. Há mapas disponíveis para download, além de informações sobre geografia e população brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2005-08-30

Como Citar